.
Correção da ficha sobre o
capitalismo comercial e
financeiro
Política e sociedade no Antigo
Regime português
Correção da ficha
3.1- As carateristicas da sociedade holandesa que
levavam os estrangeiros a querer viver em Amsterdão
er...
3.2 A mentalidade capitalista carateriza-se pela procura de
lucro e o reinvestimento para obter mais lucro “Toda a gente
a...
Politica e sociedade em Portugal na primeira metade do século XVIII
D. João V: representante do Absolutismo régio
Concentr...
As remessas de ouro brasileiro permitiram a construção de
vários monumentos no estilo barroco, o principal dos quais
foi o...
O Barroco na arquitetura procura a monumentalidade e
por vezes o movimento carateriza-se pelas fachadas
extremamente decor...
Sociedade portuguesa na primeira metade do século XVIII
sociedade de ordens
Privilegiados
- clero
- nobreza
Não pagavam ma...
of 7

Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

História 8º ano
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

  • 1. . Correção da ficha sobre o capitalismo comercial e financeiro Política e sociedade no Antigo Regime português
  • 2. Correção da ficha 3.1- As carateristicas da sociedade holandesa que levavam os estrangeiros a querer viver em Amsterdão eram a sua prosperidade “ Em que outro país do mundo será tão fácil como neste encontrar todas as comodidades da vida” a mentalidade capitalista de dedicação aos negócios, mas principalmente a sua liberdade e tolerância.” Em que outro país se poderá gozar de tão grande liberdade.”
  • 3. 3.2 A mentalidade capitalista carateriza-se pela procura de lucro e o reinvestimento para obter mais lucro “Toda a gente anda tão absorvida nos seus negócios que poderia aqui viver toda a vida sem que ninguém desse por mim.” 3.3 pertenciam à Companhia das Índias , esta era uma companhia de comércio por ações. A companhia pertencia a vários acionistas que recebiam os lucros e reinvestiam-nos.
  • 4. Politica e sociedade em Portugal na primeira metade do século XVIII D. João V: representante do Absolutismo régio Concentra os poderes legislativo executivo , judicial. Governa através dos ministros, sem cortes. É um reinado repleto de luxo e opulência permitidos pelas remessas de ouro vindo do Brasil. Fazem-se grandes obras públicas em estilo Barroco. o rei só tem um ministro (…) embora todos os assuntos passem pela mãos desse ministro, ele nada pode resolver por decisão própria (…) Os assuntos são resolvidos com a orientação de sua Majestade. Descrição da cidade de lisboa, 1730
  • 5. As remessas de ouro brasileiro permitiram a construção de vários monumentos no estilo barroco, o principal dos quais foi o palácio convento de Mafra. Este palácio - convento devia mostrar não só o poder do rei como a sua religiosidade.
  • 6. O Barroco na arquitetura procura a monumentalidade e por vezes o movimento carateriza-se pelas fachadas extremamente decoradas O Barroco português carateriza-se pela riqueza decorativa interior baseada nos azulejos e na talha dourada. Os grandes monumentos barrocos portugueses são construídos no período de envio de grandes remessas de ouro brasileiro.
  • 7. Sociedade portuguesa na primeira metade do século XVIII sociedade de ordens Privilegiados - clero - nobreza Não pagavam mas recebiam impostos/rendas. tinham acesso a cargos superiores, na corte , clero e forças armadas. Não privilegiados 3º Estado ( burguesia + povo) Povo: artesãos, criados Camponeses. A burguesia em Portugal estava enfraquecida pela concorrência da nobreza nos negócios coloniais e pelas perseguições da inquisição.