Política
Política
 Política é a ciência da governança de
um Estado ou Nação e também uma arte de negociação
para compatibilizar in...
 Aristóteles adota uma classificação dupla. A primeira divide
as formas de governo em puras e impuras, conforme a
autorid...

 Maquiavel, o secretário florentino, que se imortalizou na
ciência política com o livro “O Príncipe” no qual ele afirma...
 As formas de governo são elas: governo parlamentar,
governo presidencial e governo convencional ou
governo de assembleia...
 O Conselho Federal é composto por ministros eleitos pela
assembléia por três anos e um deles é o Presidente da
República...
 O governo presidencial caracteriza-se pela independência dos
Poderes, mas essa independência não no sentido de oposição
...
 O governo parlamentar foi uma criação da história política
da Inglaterra. O governo de gabinete, refletiu exatamente, na...
of 8

Politica lucas wunsch 32 mp

32MP
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Politica lucas wunsch 32 mp

  • 1. Política
  • 2. Política  Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego ’’politiká”, uma derivação de ‘’polis’’ que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
  • 3.  Aristóteles adota uma classificação dupla. A primeira divide as formas de governo em puras e impuras, conforme a autoridade exercida. A base desta classificação é moral ou política.  A segunda classificação é sob um critério numérico; de acordo com o governo, se ele está nas mãos de um só, de vários homens ou de todo povo.  Ao combinar-se o critério moral e numérico Aristóteles obteve:  Formas Puras: MONARQUIA: governo de um só ARISTOCRACIA: governo de vários DEMOCRACIA: governo do povo  Formas Impuras: OLIGARQUIA: corrupção da aristocracia DEMAGOGIA: corrupção da democracia TIRANIA: corrupção da monarquia
  • 4.   Maquiavel, o secretário florentino, que se imortalizou na ciência política com o livro “O Príncipe” no qual ele afirmava que “todos os Estados, todos os domínios que exerceram e exercem poder sobre homens, foram e são, ou Repúblicas ou principados.”  Com essa afirmação, Maquiavel classifica as formas de governo com somente duas vertentes: República e Monarquia.
  • 5.  As formas de governo são elas: governo parlamentar, governo presidencial e governo convencional ou governo de assembleia.  O governo de assembleia apareceu durante a Revolução Francesa, com a Convenção Nacional e na atualidade, com o nome de governo diretorial ou colegiado, só existe na Suíça. Neste país, o Legislativo é formado pele Assembleia Federal e o Executivo pelo Conselho Federal(Bundesrat).
  • 6.  O Conselho Federal é composto por ministros eleitos pela assembléia por três anos e um deles é o Presidente da República. Esse poder Executivo é simplesmente um corpo de comissários da Assembléia; ela é que dá impulso à administração e governa o Estado. As resoluções do Conselho podem ser modificadas e mesmo anuladas pelo Legislativo.
  • 7.  O governo presidencial caracteriza-se pela independência dos Poderes, mas essa independência não no sentido de oposição e separação entre eles e sim no sentido de não haver subordinação de um para o outro.  A característica essencial do sistema presidencial é que o Poder Executivo é exercido de maneira autônoma pelo Presidente da República, que é um órgão do Estado, um órgão representativo como o Parlamento, pois, como este, é eleito pelo povo.  O sistema presidencialista foi criado pela constituição dos Estados Unidos da América do Norte, em 1787, e depois adotado por todos os Estados do continente, com ligeiras modificações.  Nessa forma de governo, o Presidente da República assume uma posição “autoritária” no que diz respeito ao poder de veto, isto é, negar aprovação a leis feitas pelo Legislativo, caso em que este terá de votá-las novamente, só se tornando obrigatórias se aprovadas por dois terços dos membros do Parlamento.
  • 8.  O governo parlamentar foi uma criação da história política da Inglaterra. O governo de gabinete, refletiu exatamente, na sua formação e evolução