Quedas:
As quedas de idosos se tornaram um problema de saúde publica no Brasil e no
mundo devido ao aumento da população...
5 principais
causas de Acidentes
1 - Queda da pressão arterial ao levantar da cama – 22%
2 - Esbarrões ou escorregões e...
Casa Segura Para Idosos
Dormitório
Cama: Altura entre 55 e 65 centímetros, que facilite sentar-se e levantar-se com
seg...
Casa Segura Para Idosos
Banheiro
O banheiro é um dos cômodos mais perigosos quando o assunto é queda de
idosos dentro d...
Casa Segura Para Idosos
Cozinha
Considerada também um dos lugares mais perigosos, deve ser especialmente
projetada para...
Segurança Dos Idosos Na Rua
Não é só dentro de casa que os idosos correm perigos. As ruas tornam-se mais
inseguras quand...
Perguntas?
Referência Bibliográficas
Isaudeenfermagem.blogspot.com.br
Obrigado =)
Prevenção de Acidentes Com Idosos
of 10

Prevenção de Acidentes Com Idosos

O processo natural do envelhecimento afeta a visão, a audição, o apetite, o sono, o equilíbrio, enfraquece a musculatura e os ossos. Isso aumenta muito o risco de quedas e acidentes domésticos, considerados hoje um verdadeiro problema de saúde pública, principalmente com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, que hoje é de 73 anos, em média, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Health & Medicine      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Prevenção de Acidentes Com Idosos

  • 1. Quedas: As quedas de idosos se tornaram um problema de saúde publica no Brasil e no mundo devido ao aumento da população idosa. Motivos: • Quantidade excessiva de moveis e objetos. • Sapatos espalhados pelo chão. • Fios elétricos espalhados pelo chão. • Escadas sem corrimão. • Animais domésticos solto pela casa. • Iluminação inadequada. • Pisos escorregadios. As quedas são a primeira causa de acidentes com idosos. 1 a cada 4 idosos sofre quedas dentro de casa pelo menos uma vez por ano.
  • 2. 5 principais causas de Acidentes 1 - Queda da pressão arterial ao levantar da cama – 22% 2 - Esbarrões ou escorregões em objetos que não são visualizados – 19% 3 - Enfraquecimento de ossos e músculos – 18% 4 - Uso de calçados inapropriados - 14% 5 - Obstrução dos caminhos dentro de casa como móveis, escadas, tapetes – 11%
  • 3. Casa Segura Para Idosos Dormitório Cama: Altura entre 55 e 65 centímetros, que facilite sentar-se e levantar-se com segurança. Armário: O local deve ser bem iluminado para ajudar na localização dos objetos. Além disso, as portas devem ser fáceis de abrir e o móvel deve ser acessível, ou seja, não deve ter que obrigar o idoso a subir em escadas ou cadeiras para alcançar roupas e outros utensílios. Outro item importante no quarto é uma cadeira ou uma poltrona, para calçar os sapatos, fazer uma leitura, etc. Não coloque nenhum tipo de tapete, exceto aqueles que são antiderrapantes. Também não deixe fios soltos ou qualquer outro objeto que possa obstruir o caminho ou causar acidentes.
  • 4. Casa Segura Para Idosos Banheiro O banheiro é um dos cômodos mais perigosos quando o assunto é queda de idosos dentro de casa. - Piso antiderrapante, tanto no boxe quanto na área externa. - Instalação de corrimões ou barras de apoio no chuveiro e no vaso. - (Preferencial) Cadeira de plástico com pés de borracha antiderrapante dentro do chuveiro para que o idoso tome banho sentado. - O vaso sanitário deve estar bem preso ao chão, com um assento confortável. Lembre-se: o box de vidro pode representar um perigo em uma queda durante o banho. O ideal é colocar um de plástico ou de outro material que evite cortes ou outros traumas em caso de acidente.
  • 5. Casa Segura Para Idosos Cozinha Considerada também um dos lugares mais perigosos, deve ser especialmente projetada para garantir a segurança do idoso. - A bancada da pia e o fogão devem ter uma altura aproximada de 80 a 90 centímetros, para proporcionar mais conforto ao idoso. - Os armários devem ser baixos para evitar o uso de cadeiras ou escadas. - Evitar excesso de objetos. - Cuidado com pisos escorregadios.
  • 6. Segurança Dos Idosos Na Rua Não é só dentro de casa que os idosos correm perigos. As ruas tornam-se mais inseguras quando a idade chega. Veja como se proteger: - Os pedestres devem sempre andar na calçada, distantes da guia, para evitar que uma tontura ou um tropeço os façam cair em meio aos carros; - Para os idosos com dificuldades para andar, o ideal é usar um andador ou uma bengala para dar mais firmeza ao passo; - Para atravessar a rua, espere sempre o sinal de pedestre ficar verde ou nos locais sem semáforo peça ajuda para outra pessoa; - Evite carregar muito peso, peça ajuda de familiares ou de cuidadores; - Use sapatos adequados e cuidado com buracos, troncos de árvores ou locais acidentados, que podem causar uma queda; - Se estiver dirigindo, evite distrações e faça os exames de vista e audição regularmente; - Ao sair de um veículo, escolha o lado da calçada para desembarcar.
  • 7. Perguntas?
  • 8. Referência Bibliográficas Isaudeenfermagem.blogspot.com.br
  • 9. Obrigado =)

Related Documents