1. COAGULOGRAMA: TP (tempo de protrombina), TTPA (tempo de
ativação parcial da tromboplastina) INR (relação padronizada
in...
4. Teste anti HIV: teste de triagem que indica a presença de anticorpos anti
HIV no soro.
Tubo de coleta: Seco/Vermelho.
R...
Em um eppendorf pipetar 500µL de soro e passar no aparelho (levantar
a agulha, posicionar o eppendorf, apertar o botão “ye...
 Fósforo –
 PCR –
10.Gasometria:
of 4

Pop exames (1)

ANALISES CLINICAS
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Pop exames (1)

  • 1. 1. COAGULOGRAMA: TP (tempo de protrombina), TTPA (tempo de ativação parcial da tromboplastina) INR (relação padronizada internacional), ATV. Tubo de coleta: Azul. Avalia o tempo de coagulação do sangue. TP: Em um tubo de ensaio pipetar na seguinte sequência: 50µL de soro + 100µL de reagente TP. Assim que adicionar o reagente se inicia a contagem fazendo um movimento de inversão, a contagem dura até que se forme um gel no tubo de ensaio. TTPA: Em um tubo de ensaio pipetar na seguinte sequência: 100µL de soro + de reagente de TTPA+ 100µL do reagente banho-maria. Assim que adicionar o último reagente se inicia a contagem, movimentando o liquido, até que se forme uma espécie de nata. ATV e INR: cálculo conforme o kit. 2. VDRL: utilizado para diagnosticar Sífilis. Tubo de coleta: Seco/Vermelho. Na placa de kline pipetar no poço: 50µL de soro + 1 gota de reagente, fazer movimentos circulares por 15 minutos e observar em microscópio. 3. BETA HCG: indica a presença ou não desse hormônio no soro. Tubo de coleta: Seco/Vermelho. Em um tubo de ensaio, pipetar 1mL de soro e colocar a fita reagente. Fazer a leitura após 15 minutos.
  • 2. 4. Teste anti HIV: teste de triagem que indica a presença de anticorpos anti HIV no soro. Tubo de coleta: Seco/Vermelho. Realizar o teste conforme a bula do kit. 5. Teste rápido para Dengue: indica a presença de IgM (1º contato) e IgG (memória imunológica) contra os 4 sorotipos do vírus. Tubo de coleta: Seco/Vermelho. Realizar o teste conforme a bula do kit. 6. Rotavírus: O teste identifica o antígeno rotavírus na amostra de fezes. Em um tubo de ensaio colocar uma pequena quantidade da amostra (ponta da ponteira) + 1mL do reagente. Colocar a fita reativa e fazer a leitura após 15 minutos. 7. Troponina: indica infarto do músculo cardíaco, lesão cardíaca branda e grave. Tubo de coleta: Vermelho/Seco. Realizar o teste conforme o kit. 8. Aparelho Na e K: indica a função renal e o equilíbrio acido/base. Tubo de coleta: Seco/Vermelho.
  • 3. Em um eppendorf pipetar 500µL de soro e passar no aparelho (levantar a agulha, posicionar o eppendorf, apertar o botão “yes”, regressar a agulha e aguardar o resultado em tela). 9. COBAS – Bioquímica Tubo de coleta: Seco/Vermelho. Pipetar 500µL de soro no eppendorf e colocar no aparelho para leitura. TESTES REALIZADOS:  Uréia – função renal.  Creatinina – função renal.  Sódio – função renal e equilíbrio ácido/base.  Potássio - (idem ao anterior).  TGO – lesão hepática.  TGP – lesão hepática.  Fosfatase Alcalina – lesão hepática.  Gama GT – lesão hepática.  Bilirrubina Total, Direta e Indireta – lesão hepática.  Albuminas –  Globulinas –  CK  CKMB – lesão cardíaca.  DHL – lesão celular, trauma muscular e hemólise.  Amilase –  Cálcio –  Lipase –  Cloreto –  Proteína –  Magnésio –  Ácido Úrico –
  • 4.  Fósforo –  PCR – 10.Gasometria: