Medidas de comprimento
Problemas para medir!
Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Professores N°38 - Páginas 4 a 7
Professores...
Medidas de comprimento
Professores N°38 - Páginas 4 a 7
Professores N°38 - Páginas 4 a 7
Actividades complementares.
Profe...
Medidas de comprimento
Professores N°38 - Páginas 4 a 7
Professores N°38 - Páginas 4 a 7
Actividades complementares.
Profe...
Aquecimento global
Professores N°38 - Páginas 8 a 11
Actividades complementares.
Professores N° 38. Páginas 8 a 11.
Descar...
Aquecimento global
Professores N°38 - Páginas 8 a 11
Actividades complementares.
Professores N° 38. Páginas 8 a 11.
Descar...
Aquecimento global
Professores N°38 - Páginas 8 a 11
Actividades complementares.
Professores N° 38. Páginas 8 a 11.
Descar...
De férias
Professores N°38 - Página 13
Actividades complementares.
Professores N° 38. Página 13.
Descarregar actividades e...
of 7

Por peb 038_ac_01[1]

Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Por peb 038_ac_01[1]

  • 1. Medidas de comprimento Problemas para medir! Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Actividades complementares. Professores N° 38. Páginas 4 a 7. Descarregar actividades em www.ediba.com Observa com atenção as seguintes situações. Responde: Quem achas que tem razão, a Carla ou o Mauro? .......................................................................................................................... Pode utilizar-se uma régua partida? Que cuidado deves ter ao utilizá-la? .......................................................................................................................... Responde: Como pode fazer o Tomás para medir esta mesa? .......................................................................................................................... Se a mesa medir 12 fitinhas de comprimento por 6 de largura, qual será a medida da mesa em centímetros? .......................................................................................................................... A minha régua está partida, mas posso usá-la à mesma para medir. Não Carla, este lápis mede 6 centímetros. Preciso de medir o comprimento desta mesa, mas não tenho fita métrica nem régua. Só posso utilizar esta fita que sei que mede 7 centímetros. O mais curto Mede com a tua régua os caminhos. Pinta a azul o mais curto e a vermelho o mais comprido. Completa. O caminho A mede: ............................ centímetros O camino B mede: ............................ centímetros O camino C mede: ............................ centímetros A) B) C) Calculando estaturas Observa com atenção este exemplo. Expressa e escreve qual é a altura de cada um utilizando como unidades de medida o metro e o centímetro Ordena os nomes das crianças desde o mais alto até ao mais baixo. ......................................................................................................................... A minha altura é de 170 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm. Ana José A minha altura é de 131 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm. A minha altura é de 143 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm. Luís Júlia A minha altura é de 150 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm. Lara A minha altura é de 137 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm. Lucas A minha altura é de 126 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm. Eu meço 146 centímetros. Ou seja 1 m 46 cm. Este lápis, por exemplo, mede 10 centímetros. João A minha altura é de 148 centímetros. Ou seja ....... m ....... cm.
  • 2. Medidas de comprimento Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Actividades complementares. Professores N° 38. Páginas 4 a 6. Descarregar actividades em www.ediba.com A toda a velocidade Observa e lê com atenção Pinta a opção correcta: Qual é o comboio mais rápido? Locomotiva diesel Locomotiva a vapor Comboio bala japonês Comboio eurostar Ordena e escreve os nomes dos comboios desde o mais veloz ao mais lento. ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ Responde: Quantos quilómetros percorre uma locomotiva diesel em duas horas? ........................................................................................................................ Quantos metros percorre o comboio eurostar em cinco horas? ........................................................................................................................ Quantos metros percorre a locomotiva a vapor em três horas? ........................................................................................................................ Quantos quilómetros percorre o comboio bala japonês em seis horas? ........................................................................................................................ Cada um dos vagões da locomotiva diesel mede 25 metros. Os vagões do comboio Uma locomotiva diesel percorre numa hora 150 000 metros. O comboio eurostar percorre 300 km numa hora. Une Paris a Londres. Uma locomotiva a vapor percorre 9.000 decâmetros por hora. O comboio bala japonês percorre 2.700 hectómetros por hora. Responde: Quantos metros medem 8 vagões? Quantos quilómetros são? Quantos vagões é preciso juntar para atingir 3 km de comprimento?
  • 3. Medidas de comprimento Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Professores N°38 - Páginas 4 a 7 Actividades complementares. Professores N° 38. Páginas 4 a 6. Descarregar actividades em www.ediba.com Percursos do comboio Equivalências Observa com atenção este plano. Escreve as distâncias que há entre os pontos indicados. Da estação A à estação C há..................................................... decâmetros. Da estação D à estação G há ..................................................... quilómetros. Da estação B à estação E há ..................................................... hectómetros. Da estação A à estação E há ..................................................... metros. Da estação G à estação E há ..................................................... quilómetros. Da estação F à estação B há ..................................................... decâmetros. Responde: Se o comboio parte da estação A e chega à estação E todos os dias, quantos quilómetros percorre em... ... uma semana? ............................................................................................ ... quinze dias? .............................................................................................. ... no mês de Abril?....................................................................................... Une com setas as locomotivas que têm expressões equivalentes. Estação A Estação B Estación G Estação C Estación F Estação D Estación E 750 metros 20 decâmetros 85 decâmetro s 10 quilómetros 900metros 15 hectómetros 123 metros 56 quilómetros 89 hectómetros 678 hectómetros 45 decâmetros 8.900 metros 4.500 centímetros 678.000 decímetros 123.000 milímetros 890 decâmetros Pesquisa e responde: Quantos metros tem uma milha? ........................................................... E cinco milhas? .................................................................
  • 4. Aquecimento global Professores N°38 - Páginas 8 a 11 Actividades complementares. Professores N° 38. Páginas 8 a 11. Descarregar actividades em www.ediba.com S.O.S A Terra precisa de ti Responde: 1- Como se chama a doença que o nosso planeta tem? .................................................................................................................................................................................................................... 2- Qual é o principal sintoma do seu sofrimento? .................................................................................................................................................................................................................... 3- Quem se encontra ameaçado por este problema? .................................................................................................................................................................................................................... Para ajudar o nosso planeta, a primeira coisa que temos que fazer é pôr-nos em acção. Procura na sopa de letras os verbos que completam as frases. Hoje o planeta está doente. Que alguém chame o doutor! A temperatura aumenta e ele tem muito calor. Os animais, as plantas e os outros seres vivos encontram-se ameaçados frente a este grande perigo. Aquecimento global É o nome da sua doença. A Terra hoje necessita que a ajudes sem indiferença! R E D T I R R I E O R Z R R AV UC D R U E P A I A U E A C A R R I O R RE T D LC L Z R S P R P R Y Z L H T B U AC N M P A T V EO I U E I J B R E H U A Q R LC E OF EO A R D E ES E O R E .............................................................. o consumo desnecessário .............................................................. dos seres vivos. .............................................................. a água, o solo e o ar. .............................................................. energias alternativas. .............................................................. aquilo que já não usamos. .............................................................. os resíduos. .............................................................. energia eléctrica.
  • 5. Aquecimento global Professores N°38 - Páginas 8 a 11 Actividades complementares. Professores N° 38. Páginas 8 a 11. Descarregar actividades em www.ediba.com Como podemos diminuir a alteração climática global? Observa, pinta e lê com atenção as imagens. Para cada uma delas escreve quais são os benefícios se as pusermos em prática. Para reflectir, investigar e responder: O que são os gases de estufa? Porque são tão prejudiciais para o ambiente? Explica, por palavras tuas, o que é o efeito estufa. No teu país, que tipo de leis há acerca da emissão de gases de estufa? Quais? O que dizem? Quais são os países que mais gases de estufa produzem? Que sanções te parece que deveriam ter? Usando eficientemente a energia. Melhorando o isolamento térmico das casas. Cumprindo os limites de velocidade. Utilizando energias renováveis. Estimulando a reflorestação. Tentando reduzir e estabilizar gases de estufa. Melhorando a tecnologia e a manutenção dos motores dos automóveis. Utilizando discretamente a aceleração e a travagem. Combatendo a desflorestação. Melhorando a eficiência, o uso e o desenho dos aparelhos domésticos. ISTO NÃO!
  • 6. Aquecimento global Professores N°38 - Páginas 8 a 11 Actividades complementares. Professores N° 38. Páginas 8 a 11. Descarregar actividades em www.ediba.com O aquecimento global no Pólo Norte Lê atentamente este texto informativo. Sublinha as ideias principais. No Pólo Norte os efeitos das alterações climáticas são evidentes. A cada dia, o degelo aumenta o seu ritmo esperado. Já perdeu 20% de território gelado. Estudos realizados prognosticam que para o ano 2070, não haverá gelo no Verão. Segundo Pal Prestrud, director do Centro para a Investigação do Clima da Noruega e um dos coordenadores de informação do Conselho Árctico, “o gelo no Árctico não é uniforme, forma-se no Inverno e grande parte perde-se no Verão. A mínima variação na temperatura afecta a extensão de gelo. Segundo este estudioso “o Árctico entrou numa espiral": como aumenta a temperatura, funde-se o gelo e deixa passar a água do mar. Esta é escura e não reflecte a radiação, como fazia a neve; é por isso que o Árctico absorve mais calor e funde mais gelo. Além disso, a corrente do Golfo chega mais quente e aumenta o degelo. Isto provocará, e já está a desencadear, grandes transformações para o resto do planeta. Algumas delas são: • A abertura de novas rotas marítimas. • A exploração de novas jazidas de petróleo e gás. • A fixação da população no pólo norte. • O aparecimento de novos conflitos pela água entre países. • As modificações no clima mundial. • O aumento do nível do mar. Responde: Porque te parece que o mapa das rotas marítimas pode estar a mudar? ................................................................................................................................................................................................................... Como se viverá no Pólo Norte? ................................................................................................................................................................................................................... A população do Pólo Norte será maioritariamente de homens ou de mulheres? Porquê? ................................................................................................................................................................................................................... Investiga: Quais são os efeitos da alteração climática na Antárctida? ................................................................................................................................................................................................................... Que diferenças ou semelhanças encontras com as do Pólo Norte? ...................................................................................................................................................................................................................
  • 7. De férias Professores N°38 - Página 13 Actividades complementares. Professores N° 38. Página 13. Descarregar actividades em www.ediba.com “O sol, esse nosso amigo” Fundamentação O termo “Fotoeducação” refere-se ao ensino de atitudes e práticas saudáveis que permitam prevenir o cancro de pele. O Sol é a nossa principal fonte de energia e sem ele não existiria a vida no nosso planeta. Mas a excessiva exposição aos raios solares é perigosa, devido à diminuição da camada de ozono e ao aumento dos níveis de radiação ultravioleta na superfície terrestre. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala: “Em cada ano detectam-se entre 2 e 3 milhões de cancros de pele não melanoma e aproximadamente 132.000 melanomas malignos em todo o mundo.” Mais de 80% da exposição solar ao longo da vida de uma pessoa ocorre antes dos 18 anos. Está demonstrado que o efeito do sol é cumulativo e as consequências (cancro de pele, catarata ocular) se observam na idade adulta. As crianças estão mais expostas ao sol porque gostam de brincar ao ar livre e não estão conscientes dos riscos que correm. Elas são as mais susceptíveis às ameaças do meio ambiente e o seu cuidado depende de todos: pais, médicos, professores, alunos, meios de comunicação, toda a comunidade. “Educar sobre as medidas preventivas de protecção solar” é a melhor maneira de prevenir o cancro de pele, sendo a escola um meio essencial para conseguir este objectivo. Objectivos gerais: • Educar sobre os benefícios que o Sol tem na vida dos seres vivos e a relação que existe entre as mudanças do ambiente e a saúde. • Promover atitudes e práticas de fotoprotecção nas crianças, na família e na escola para prevenir doenças no futuro. Objectivos específicos: • Consciencializar sobre a relação que existe entre a ecologia e a saúde da pele. • Informar acerca dos efeitos que produz a exposição excessiva aos raios de sol na saúde da pele e dos olhos. • Promover nas crianças medidas simples que podem tomar-se para se protegerem do sol (o uso de vestuário adequado, protectores solares, o método da sombra). • Fomentar na escola um meio favorável de protecção solar para o desenvolvimento de actividades ao ar livre (tectos, árvores, horários convenientes de recreio, etc.). Actividades: • Aperceber-se, através de um conjunto de perguntas, da consciencialização dos alunos acerca das medidas de protecção solar antes de irem de férias ou quando estão ao ar livre. • Organizar, entre todos os colegas, um questionário para aplicar com os pais nas suas casas sobre os cuidados a ter com o sol (horários em que estão na praia, no campo, nos parques, se utilizam protector, como o utilizam, se usam boné, chapéu de sol), um no início do projecto e outro no final para observar os resultados da aprendizagem. • Realizar em conjunto um relógio grande para delimitar os horários em que não se deve estar ao sol, marcando uma linha divisória desde as 11 às 16h. Todo esse horário deve ser pintado de vermelho e é quase metade do relógio. • Procurar em diferentes revistas ou jornais, material para recortar sobre os efeitos benéficos do sol para a vida (o sol fabrica vitamina D através da pele para que os ossos e dentes cresçam fortes. Graças a ele crescem as plantas, as árvores e alimentam-se os animais herbívoros). • Preparar folhetos com mensagens e desenhos de prevenção solar para distribuir ao terminar uma representação, um espectáculo ou o ano lectivo. Organizar uma exposição de cartazes com a temática de prevenção solar na escola e convidar os pais, professores e alunos de outros cursos. Sugestão de actividades: • Percorrer a escola para ver se há muitas plantas, árvores, lugares onde haja telheiros, com sombra para brincar ao ar livre e o melhor horário para brincar ao ar livre e disponibilidade para possíveis modificações. • Convidar um médico ou dermatologista para realizar uma palestra na escola sobre prevenção solar.