Por que usar
indicadores de
desempenho na
educação?
Introdução
Os principais indicadores na educação
Por que usar indicadores de desempenho?
Conclusão
Sobre o AppProva
3
6
11...
Introdução
4
BLOG
Introdução
Indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais na avaliação de performance
das organiza...
5
BLOG
Introdução
Existem várias possibilidades de mensurar os indicadores:
·· De forma individual, feita com cada um dos ...
Os principais
indicadores na
educação
7
BLOG
Os principais indicadores na educação
Os indicadores organizacionais contemplam dimensões que visam avaliar a quali...
8
BLOG
Os principais indicadores na educação
·· O nível de evasão escolar;
·· a média de notas na escola;
·· a qualidade d...
9
BLOG
Os principais indicadores na educação
INDICADORES DA SALA DE AULA
Indicadores da sala de aula podem incluir:
·· A m...
10
BLOG
Os principais indicadores na educação
INDICADORES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO
Aqui, é possível listar:
·· Os indicadores...
Por que usar
indicadores de
desempenho?
12
BLOG
Por que usar indicadores de desempenho?
Indicadores possuem a finalidade de expor pontos em que é possível emprega...
13
BLOG
Por que usar indicadores de desempenho?
AVALIAÇÃO DOS COLABORADORES
A análise dos indicadores, além de expor o des...
14
BLOG
Por que usar indicadores de desempenho?
ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO DO ALUNO
É compreensível que ao longo da vida...
15
BLOG
Por que usar indicadores de desempenho?
Quando a escola se esforça em acompanhar o desempenho dos alunos constante...
Conclusão
17
BLOG
Conclusão
É certo que a gestão de uma instituição de ensino é muito diferente da de uma empresa, mas isso não
sign...
O AppProva é um aplicativo que testa o conhecimento dos alunos através de diversas questões próprias,
de edições anteriore...
Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
of 19

Por que usar indicadores de desempenho na Educação?

Por que usar indicadores de desempenho na Educação?
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Por que usar indicadores de desempenho na Educação?

  • 1. Por que usar indicadores de desempenho na educação?
  • 2. Introdução Os principais indicadores na educação Por que usar indicadores de desempenho? Conclusão Sobre o AppProva 3 6 11 16 18
  • 3. Introdução
  • 4. 4 BLOG Introdução Indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais na avaliação de performance das organizações. A grande maioria das empresas faz uso dessa ferramenta como centro de sua administração. No entanto, embora sejam amplamente utilizados nas corporações, os indicadores possuem boa finalidade, também, em ambientes menos relacionados ao mundo dos negócios e que têm como característica a geração de muitos dados e informações — como é o caso do meio acadêmico. Ainda que não seja comum a avaliação dos indicadores de desempenho nas escolas — talvez devido à falta de conhecimento sobre seu uso ou mesmo sua importância —, instituições de ensino que os utilizam como ferramenta de avaliação de desempenho educacional conseguem obter resultados muito mais efetivos em relação à identificação dos avanços, correção de problemas, acompanhamento do alcance de metas e avaliação de necessidade de mudança de suas estratégias. Isso se torna possível uma vez que, ao mensurar de forma organizada os indicadores de desempenho das turmas, os professores, gestores educacionais e diretores têm acesso a dados que apontam com maior precisão em quais matérias os alunos se saem melhor, quais as habilidades já estão bem trabalhadas e quais pontos devem ser aprimorados. Tais dados permitem que se elabore planos de aula mais efetivos e direcionados às verdadeiras necessidades dos alunos.
  • 5. 5 BLOG Introdução Existem várias possibilidades de mensurar os indicadores: ·· De forma individual, feita com cada um dos alunos; ·· de maneira mais abrangente, avaliando toda a turma; ·· com relação às turmas de uma mesma série; ·· com todas as turmas da escola; ·· e, finalmente, comparando os resultados entre as instituições. Isso possibilita a visualização de resultados em diversos níveis, o que é importante para que gestores educacionais e professores saibam onde os ajustes deverão ser implementados. Neste e-book, vamos entender um pouco mais sobre os indicadores de desempenho que podem ser usados na educação e verificar a sua importância nessa área. Continue lendo e saiba por que a sua instituição de ensino deve sair na frente e adotá-los o quanto antes!
  • 6. Os principais indicadores na educação
  • 7. 7 BLOG Os principais indicadores na educação Os indicadores organizacionais contemplam dimensões que visam avaliar a qualidade, a capacidade e a produtividade do serviço prestado. Em se tratando de avaliação do desempenho escolar, existem categorias de indicadores que perpassam por recursos financeiros, humanos e tecnológicos destinados à educação, categorizados em indicadores gerais da escola, indicadores das salas de aula e indicadores nacionais da educação (IDEB, Seab, ENEM, etc.). Assim, cada uma das dimensões avaliadas gera índices estatísticos que, ao serem processados, fornecerão dados que podem levantar questionamentos sobre a qualidade do ensino e do desempenho dos alunos. Esses questionamentos, quando discutidos entre gestores educacionais e professores, por sua vez, irão servir de base para sugestões de medidas preventivas e corretivas, visando sempre trazer melhorias na educação. INDICADORES GERAIS ESCOLARES Os indicadores gerais escolares podem incluir diversas variáveis, como:
  • 8. 8 BLOG Os principais indicadores na educação ·· O nível de evasão escolar; ·· a média de notas na escola; ·· a qualidade do ensino; ·· o número de horas dos docentes; ·· a dedicação dos docentes; ·· grau de satisfação dos alunos, bem como o dos docentes e demais funcionários; ·· o acesso e a utilização das tecnologias de informação e comunicação; ·· e a proporção de diplomados, entre outros.
  • 9. 9 BLOG Os principais indicadores na educação INDICADORES DA SALA DE AULA Indicadores da sala de aula podem incluir: ·· A média de nota da sala; ·· o nível de aprendizagem por disciplinas, conteúdos, competências e habilidades;; ·· a percepção dos alunos em relação aos professores; ·· a percepção dos alunos em relação às disciplinas; ·· a participação dos alunos em aula; ·· e a percepção dos docentes em relação à turma, dentre vários outros.
  • 10. 10 BLOG Os principais indicadores na educação INDICADORES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO Aqui, é possível listar: ·· Os indicadores contemplados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB; ·· o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); ·· além de resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
  • 11. Por que usar indicadores de desempenho?
  • 12. 12 BLOG Por que usar indicadores de desempenho? Indicadores possuem a finalidade de expor pontos em que é possível empregar estratégias para trazer melhorias. Em sala de aula, os indicadores apontarão aspectos que precisam ser mudados para que professores e gestores educacionais se beneficiem. Ao medir o desempenho individual, por exemplo, o professor consegue visualizar em quais disciplinas e assuntos cada aluno se destaca e o que deve ser trabalhado com maior intensidade. A avaliação dos resultados de uma turma possibilita a visualização dos mesmos dados, porém de uma forma mais abrangente, já que as informações de todos os alunos estarão disponíveis. O mesmo ocorre ao comparar resultados das turmas de uma mesma série e de todas as turmas da escola. Isso possibilita aos gestores educacionais nortear suas ações, definir metas, além de servir de orientação aos professores sobre como preparar e ministrar suas aulas de forma mais eficiente, escolher e aprimorar as técnicas didáticas mais adequadas, repensar formas de avaliação em provas, simulados e exercícios. Sob uma perspectiva ainda mais macroscópica, a escola pode comparar seus indicadores com os de outras instituições no intuito de avaliar se suas estratégias estão surtindo o efeito desejado ou se precisam ser repensadas para que ela continue a aprimorar sua qualidade de ensino.
  • 13. 13 BLOG Por que usar indicadores de desempenho? AVALIAÇÃO DOS COLABORADORES A análise dos indicadores, além de expor o desempenho dos alunos, é importante também no sentido oposto. Professores e gestores educacionais podem utilizar os indicadores como termômetro de suas próprias ações a fim de avaliarem como está a sua didática em sala de aula, se estão gerando bons resultados e se há pontos que devem ser aperfeiçoados. AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO Fazer uso de medidas de avaliação subjetivas muitas vezes inviabiliza uma percepção mais concreta e adequada da performance dos alunos em relação às disciplinas ministradas. Assim, os docentes podem acabar tendo a ideia de que os alunos estão aprendendo bem quando, de fato, isso pode não estar acontecendo. Técnicas precisas de avaliação como os indicadores estatísticos de desempenho, por sua vez, fornecem pistas mais robustas e claras sobre como está o aproveitamento das aulas pelos alunos.
  • 14. 14 BLOG Por que usar indicadores de desempenho? ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO DO ALUNO É compreensível que ao longo da vida escolar o processo de aprendizado seja marcado por dúvidas e dificuldades que podem acabar atrapalhando o desempenho de uma ou mais disciplinas. Porém, se essas questões não forem apontadas e sanadas em tempo hábil, efeitos tardios negativos poderão influenciar o desempenho do estudante em exames de suma importância como o ENEM, por exemplo. Nesse sentido, outra grande vantagem em incluir os indicadores durante todo o período letivo é permitir que professores e gestores educacionais consigam acompanhar, também de forma mais precisa e concreta, o aprendizado a longo prazo, ou seja, a evolução dos alunos, das turmas e de toda a escola, a fim de indicar possíveis falhas e que as mesmas possam ser remediadas rapidamente. MELHORAR A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO O principal objetivo ao fazer uso dos indicadores nas instituições é o de promover melhorias palpáveis na qualidade do ensino.
  • 15. 15 BLOG Por que usar indicadores de desempenho? Quando a escola se esforça em acompanhar o desempenho dos alunos constantemente, quando os professores, diante desses resultados, sugerem novos desafios (como os simulados, jogos educativos, projetos), e quando os alunos percebem o esforço de todos os professores e gestores educacionais, há uma motivação e segurança maiores por parte de todos os envolvidos e, por isso, a educação é levada mais a sério. Assim, é plausível concluir que, à medida que mais escolas façam uso dessas ferramentas, o nível da educação e aprendizado aumentará substancialmente.
  • 16. Conclusão
  • 17. 17 BLOG Conclusão É certo que a gestão de uma instituição de ensino é muito diferente da de uma empresa, mas isso não significa que a escola deva deixar de aproveitar alguns conceitos e ferramentas da administração para seu benefício, inclusive no que diz respeito à didática. Medir o desempenho da escola de todas as formas disponíveis permite que todos os envolvidos visualizem os pontos que devem ser mantidos para que escola, alunos e docentes continuem a crescer, bem como os aspectos que precisam ser trabalhados de modo a levar a mudanças para melhor. Assim como na gestão empresarial, na contabilidade e até mesmo no marketing, os indicadores podem funcionar como guias poderosos para indicar o caminho que deve ser seguido na escola, e continuar a empreitada sem eles é o mesmo que andar às cegas. Não se trata, naturalmente, de medir o desempenho de estudantes e docentes no intuito de simplesmente pressioná-los a agir de forma diferente, mas sim de identificar pontos em que pode haver alguma melhora e, a partir disso, pensar em alternativas e estratégias que levem ao progresso. Agora que já sabe a importância dos indicadores de desempenho na educação, não deixe de pesquisar métodos de avaliação pertinentes, pois o resultado da análise de desempenho influenciará significativamente o futuro da escola. Leia também nosso material com 6 maneiras de identificar as dificuldades dos alunos e use-o a seu favor, sempre em busca de mais qualidade na performance de quem trabalha e estuda na sua escola!
  • 18. O AppProva é um aplicativo que testa o conhecimento dos alunos através de diversas questões próprias, de edições anteriores do ENEM e vestibulares. Os alunos estudam de uma maneira divertida, interagindo com amigos e acessando facilmente de onde desejarem via Desktop, Android ou iOS. O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento dos usuários, que ainda recebem um direcionamento para os estudos a partir das respostas dos exercícios realizados na plataforma. A escola também é beneficiada com o AppProva. A partir das respostas dos alunos na plataforma, um relatório em tempo real é gerado permitindo à escola identificar as maiores dificuldades apresentadas por eles. Além disso, os professores podem montar listas de exercícios, simulados, tarefas e deveres de casa para seus alunos, os quais são automaticamente corrigidos e disponibilizados. Entre em nosso site e conheça todas as soluções que oferecemos para a sua escola! Gostou das dicas? O AppProva pode te ajudar!