Net Aula Unicanto
TECLE F5
PARA
MAXIMIZAR
AS TELAS
Para Visualizar Melhor Estes Slides,
Tecle F5 para Maximizar as Telas:
...
MODOS E TEMPOS VERBAISMODOS E TEMPOS VERBAIS
Professora: Zenilda Gonçalves MartinsProfessora: Zenilda Gonçalves Martins
Os...
Modos verbais
Modos
Indicativo
Exprime um fato
certo.
Ex: A palavra clone
origina-se do grego
"Klón”.
Subjuntivo
Exprime u...
Tempos verbais do modo Indicativo
Presente Momento atual
Verbo no
presente.
Verbo no
presente.
Verbo no
presente.
Verbo no...
Tempos verbais do modo Indicativo
Pretérito PerfeitoPretérito Perfeito Fato concluídoFato concluído
Verbo “vir” e
“deixar”...
Pretérito Imperfeito do IndicativoPretérito Imperfeito do Indicativo
Pretérito ImperfeitoPretérito Imperfeito Fato que não...
Vejamos um exemplo:
Segundo o site:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa o
exemplo:
O árbitro apitou, a ...
Postado por Lugosi em 2/19/2006 09:07:00
Futuro do presente do indicativoFuturo do presente do indicativo
Futuro do presen...
Tempos verbais do modo Indicativo
Futuro do pretéritoFuturo do pretérito Fato condicionado a outro fato.Fato condicionado ...
SubjuntivoSubjuntivo
Exprime um fato duvidoso,
hipotético.
Tempos verbais do modo subjuntivo:Tempos verbais do modo subjun...
Presente do subjuntivoPresente do subjuntivo Expressa no momento em que
a fala acontece, um fato
incerto, um desejo, uma
p...
Pretérito imperfeito do
subjuntivo
Pretérito imperfeito do
subjuntivo
Expressa um fato que poderia
ter ocorrido em um mome...
Futuro do subjuntivoFuturo do subjuntivo
Expressa um fato que
poderá ocorrer em um
tempo posterior ao
momento da fala.
Exp...
ImperativoImperativo Indica ordem, desejo, pedido.Indica ordem, desejo, pedido.
O verbo “seguir”
no modo imperativo
afirma...
Se você tiver alguma dúvida sobre conjugação de
verbos: acesse o site: http://www.conjuga-me.net
Se você tiver alguma dúvi...
COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados
Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autor...
of 16

Port modos e_tempos_verbais

mv
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Port modos e_tempos_verbais

  • 1. Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar
  • 2. MODOS E TEMPOS VERBAISMODOS E TEMPOS VERBAIS Professora: Zenilda Gonçalves MartinsProfessora: Zenilda Gonçalves Martins Os verbosOs verbos Todas as palavras e todas as inflexões têm seu significado e suas intenções. Têm seu legado... e suas proporções condizem com quem somos ou fomos; pois existem ações que não se perdem! Todas as palavras e todas as inflexões têm seu significado e suas intenções. Têm seu legado... e suas proporções condizem com quem somos ou fomos; pois existem ações que não se perdem! Os verbos então, diria, são cruciais, pois são essenciais. Sem eles não há ação, não há ato, não há intenção, não há respaldo, quiçá, emoção. Os verbos então, diria, são cruciais, pois são essenciais. Sem eles não há ação, não há ato, não há intenção, não há respaldo, quiçá, emoção. Há verbos que são importantes, viver, entender, compreender, escutar, ouvir, falar e tantos outros a elucidar... Há verbos que são importantes, viver, entender, compreender, escutar, ouvir, falar e tantos outros a elucidar... ... Os verbos são importantes, denotam situações que tem mais importância do que as palavras; e refletem o homem como sujeito de todas as ações. ... Os verbos são importantes, denotam situações que tem mais importância do que as palavras; e refletem o homem como sujeito de todas as ações. Autor: Álvaro LuísAutor: Álvaro Luís
  • 3. Modos verbais Modos Indicativo Exprime um fato certo. Ex: A palavra clone origina-se do grego "Klón”. Subjuntivo Exprime um fato duvidoso, hipotético. Verbo- indica certeza. Ex: Se você fosse clonado??? Verbo – indica dúvida. Imperativo Exprime ordem, pedido, desejo. Estude muito. Verbo - indica ordem.
  • 4. Tempos verbais do modo Indicativo Presente Momento atual Verbo no presente. Verbo no presente. Verbo no presente. Verbo no presente. Verbo no presente. Qual a mensagem que está implícita? O consumismo. Com presentes conseguimos o perdão até dos pais.. Qual a mensagem que está implícita? O consumismo. Com presentes conseguimos o perdão até dos pais..
  • 5. Tempos verbais do modo Indicativo Pretérito PerfeitoPretérito Perfeito Fato concluídoFato concluído Verbo “vir” e “deixar” no pretérito perfeito. Verbo “vir” e “deixar” no pretérito perfeito. Qual a mensagem que está implícita? A saída dos brasileiros em busca de melhores condições de vida em outro país. Qual a mensagem que está implícita? A saída dos brasileiros em busca de melhores condições de vida em outro país.
  • 6. Pretérito Imperfeito do IndicativoPretérito Imperfeito do Indicativo Pretérito ImperfeitoPretérito Imperfeito Fato que não acabou, ainda pode ser concluído. Fato que não acabou, ainda pode ser concluído. Verbo “ir” no pretérito imperfeito do indicativo Verbo “ir” no pretérito imperfeito do indicativo Qual a mensagem que está implícita? Uma crítica à falta de funcionalidade da humanidade como o individualismo, intolerância étnica, religiosa entre outros . Qual a mensagem que está implícita? Uma crítica à falta de funcionalidade da humanidade como o individualismo, intolerância étnica, religiosa entre outros .
  • 7. Vejamos um exemplo: Segundo o site: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa o exemplo: O árbitro apitou, a bola já entrara. Esse "entrara" é o pretérito mais-que-perfeito. Significa "tinha" ou "havia entrado". Quando o árbitro apitou (pretérito perfeito ), a bola já tinha, já havia entrado, a bola entrara (pretérito mais-que-perfeito). O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado:"...o árbitro apitou ...". Vejamos um exemplo: Segundo o site: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa o exemplo: O árbitro apitou, a bola já entrara. Esse "entrara" é o pretérito mais-que-perfeito. Significa "tinha" ou "havia entrado". Quando o árbitro apitou (pretérito perfeito ), a bola já tinha, já havia entrado, a bola entrara (pretérito mais-que-perfeito). O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado:"...o árbitro apitou ...". Pretérito mais-que-perfeitoPretérito mais-que-perfeito
  • 8. Postado por Lugosi em 2/19/2006 09:07:00 Futuro do presente do indicativoFuturo do presente do indicativo Futuro do presenteFuturo do presente Indica um fato real situado em um momento futuro. Indica um fato real situado em um momento futuro. Qual a mensagem que está implícita? A desvalorização dos valores culturais e a supervalorização do capitalismo. Qual a mensagem que está implícita? A desvalorização dos valores culturais e a supervalorização do capitalismo. Futuro do presente do verbo “ser”. Futuro do presente do verbo “ser”.
  • 9. Tempos verbais do modo Indicativo Futuro do pretéritoFuturo do pretérito Fato condicionado a outro fato.Fato condicionado a outro fato. Verbo “ser” no futuro do pretérito Verbo “ser” no futuro do pretérito Postado por Lugosi em 1/24/2006 11 Qual a mensagem que está implícita? As atitudes revolucionárias de Marx. Qual a mensagem que está implícita? As atitudes revolucionárias de Marx.
  • 10. SubjuntivoSubjuntivo Exprime um fato duvidoso, hipotético. Tempos verbais do modo subjuntivo:Tempos verbais do modo subjuntivo: PresentePresente Pretérito imperfeito Pretérito imperfeito FuturoFuturo Expressa no momento em que a fala acontece, um fato incerto, um desejo, uma possibilidade. Geralmente inicia-se com as expressões: é necessário, é possível, Expressa no momento em que a fala acontece, um fato incerto, um desejo, uma possibilidade. Geralmente inicia-se com as expressões: é necessário, é possível, Expressa um fato que poderia ter ocorrido em um momento anterior ao momento da fala. Ex: Se eu tivesse estudado, teria aprendido. Expressa um fato que poderia ter ocorrido em um momento anterior ao momento da fala. Ex: Se eu tivesse estudado, teria aprendido. Expressa um fato que poderá ocorrer em um tempo posterior ao momento da fala Ex: Quando eu aprender todos os verbos, me expressarei melhor. Expressa um fato que poderá ocorrer em um tempo posterior ao momento da fala Ex: Quando eu aprender todos os verbos, me expressarei melhor.
  • 11. Presente do subjuntivoPresente do subjuntivo Expressa no momento em que a fala acontece, um fato incerto, um desejo, uma possibilidade. Geralmente inicia-se com as expressões: é necessário, é possível, tomara... Expressa no momento em que a fala acontece, um fato incerto, um desejo, uma possibilidade. Geralmente inicia-se com as expressões: é necessário, é possível, tomara... Observação: Nesta data, não foi possível encontrar uma charge usando o verbo no presente do subjuntivo. Exemplo de verbo no presente do subjuntivo: É necessário que você aprenda. Observação: Nesta data, não foi possível encontrar uma charge usando o verbo no presente do subjuntivo. Exemplo de verbo no presente do subjuntivo: É necessário que você aprenda.
  • 12. Pretérito imperfeito do subjuntivo Pretérito imperfeito do subjuntivo Expressa um fato que poderia ter ocorrido em um momento anterior ao momento da fala. Expressa um fato que poderia ter ocorrido em um momento anterior ao momento da fala. Qual a mensagem que está implícita? Uma crítica ao capitalismo, sabe-se que a televisão induz as pessoas ao consumo. Qual a mensagem que está implícita? Uma crítica ao capitalismo, sabe-se que a televisão induz as pessoas ao consumo. Verbo “ter” no pretérito imperfeito do subjuntivo Verbo “ter” no pretérito imperfeito do subjuntivo
  • 13. Futuro do subjuntivoFuturo do subjuntivo Expressa um fato que poderá ocorrer em um tempo posterior ao momento da fala. Expressa um fato que poderá ocorrer em um tempo posterior ao momento da fala. Futuro do subjuntivo do verbo “crescer” Futuro do subjuntivo do verbo “crescer” Qual a mensagem que está implícita? A substituição do homem pela tecnologia. Qual a mensagem que está implícita? A substituição do homem pela tecnologia.
  • 14. ImperativoImperativo Indica ordem, desejo, pedido.Indica ordem, desejo, pedido. O verbo “seguir” no modo imperativo afirmativo. O verbo “seguir” no modo imperativo afirmativo. O imperativo é feito de duas formas: afirmativo e negativo.O imperativo é feito de duas formas: afirmativo e negativo. O verbo “matar” no modo imperativo negativo. O verbo “matar” no modo imperativo negativo.
  • 15. Se você tiver alguma dúvida sobre conjugação de verbos: acesse o site: http://www.conjuga-me.net Se você tiver alguma dúvida sobre conjugação de verbos: acesse o site: http://www.conjuga-me.net Referências bibliográficas: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ morfologia/verbos-indicativo-usodopreteritomais-que- perfeito.htm www.clubedamafalda.blogspot.com http://sitedepoesias.com.br/poesias/5532 Referências bibliográficas: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ morfologia/verbos-indicativo-usodopreteritomais-que- perfeito.htm www.clubedamafalda.blogspot.com http://sitedepoesias.com.br/poesias/5532
  • 16. COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regida pela a Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: 3333-7435 / 3333-7950 Fax: 3333-7576 Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: 3352-6875 / 3352-2389 colegio@supletivounicanto.com.br www.supletivounicanto.com.br