Napoleão BonaparteNapoleão Bonaparte
 Napoleão nasceu na Ilha de
Córsega em 15.08.1769 e era
filho de uma nobreza local;
...
 Em 1789 o tenente foi destacadoEm 1789 o tenente foi destacado
para reprimir uma revolta no paíspara reprimir uma revolt...
Período Napoleônico (1799-1815)Período Napoleônico (1799-1815)
Do Consulado ao ImpérioDo Consulado ao Império
 Com a cris...
Coroação de NapoleãoCoroação de Napoleão
(Imperador)(Imperador)
 Napoleão é coroado Imperador do Franceses em 2 de dezemb...
 A sagração de Napoleão foi meramenteA sagração de Napoleão foi meramente
simbólica: seu cargo já era vitalício esimbólic...
Política Interna:Política Interna:
 Promoveu grandes reformasPromoveu grandes reformas
administrativas, nomeando pessoas ...
 Sua obra mais importante foi oSua obra mais importante foi o
código civil (Código Napoleônico);código civil (Código Napo...
Política Externa:Política Externa:
 O objetivo fundamental deO objetivo fundamental de
NAPOLEÃO era fazer com que aNAPOLE...
Bloqueio Continental:Bloqueio Continental:
 Apesar dos sucessos militares, aApesar dos sucessos militares, a
França ainda...
 Napoleão pretendia desenvolver aNapoleão pretendia desenvolver a
indústria francesa, eliminando aindústria francesa, eli...
A Invasão a Portugal:A Invasão a Portugal:
 A Invasão de Napoleão a Portugal,A Invasão de Napoleão a Portugal,
provocou a...
Decadência do ImpérioDecadência do Império
Napoleônico:Napoleônico:
Napoleao bonaparte 12
Napoleao bonaparte 12
Napoleao bonaparte 12
of 15

Napoleao bonaparte 12

Napoleão
Published on: Mar 3, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Napoleao bonaparte 12

  • 1. Napoleão BonaparteNapoleão Bonaparte  Napoleão nasceu na Ilha de Córsega em 15.08.1769 e era filho de uma nobreza local;  Se tornou segundo tenente na escola militar de Paris e em 1785 foi servir na Artilharia;
  • 2.  Em 1789 o tenente foi destacadoEm 1789 o tenente foi destacado para reprimir uma revolta no paíspara reprimir uma revolta no país (camponeses revoltados invadiam(camponeses revoltados invadiam castelos, queimavam documentos ecastelos, queimavam documentos e saqueavam igrejas);saqueavam igrejas);  Esse movimento deixou NapoleãoEsse movimento deixou Napoleão confuso, porém acabou optando pelaconfuso, porém acabou optando pela revolução;revolução;  Em 1791 Napoleão ingressou noEm 1791 Napoleão ingressou no Clube dos Jacobinos, onde foiClube dos Jacobinos, onde foi nomeado para combater os ingleses,nomeado para combater os ingleses, obtendo vitória e promoção;obtendo vitória e promoção;
  • 3. Período Napoleônico (1799-1815)Período Napoleônico (1799-1815) Do Consulado ao ImpérioDo Consulado ao Império  Com a crise do Diretório, Napoleão toma oCom a crise do Diretório, Napoleão toma o poder na França com a ajuda do exército epoder na França com a ajuda do exército e dos girondinos no golpe do 18 Brumário edos girondinos no golpe do 18 Brumário e cria o CONSULADO;cria o CONSULADO;  O Consulado era um governo compostoO Consulado era um governo composto por três cônsules, porém Napoleão era opor três cônsules, porém Napoleão era o principal, tendo em suas mãos o poder deprincipal, tendo em suas mãos o poder de fato (nomeando funcionários e tendo ofato (nomeando funcionários e tendo o controle total do exército);controle total do exército);  Em 1801 proibiu as greves, perseguiu osEm 1801 proibiu as greves, perseguiu os jacobinos, controlou a imprensa e reatoujacobinos, controlou a imprensa e reatou com a igreja católica.com a igreja católica.
  • 4. Coroação de NapoleãoCoroação de Napoleão (Imperador)(Imperador)  Napoleão é coroado Imperador do Franceses em 2 de dezembroNapoleão é coroado Imperador do Franceses em 2 de dezembro de 1804, e, em 26 de maio de 1805, recebe a coroa de Rei dade 1804, e, em 26 de maio de 1805, recebe a coroa de Rei da Itália. Sua sagração foi um espetáculo de propaganda. ParaItália. Sua sagração foi um espetáculo de propaganda. Para começar, o Imperador não foi a Roma para ser ungido pelo Papa,começar, o Imperador não foi a Roma para ser ungido pelo Papa, como os imperadores germânicos: ele obrigou Pio VII a ir a Pariscomo os imperadores germânicos: ele obrigou Pio VII a ir a Paris para a cerimônia. A própria coroação foi ainda mais singular:para a cerimônia. A própria coroação foi ainda mais singular: Napoleão tomou o diadema nas mãos e coroou-se a si mesmo,Napoleão tomou o diadema nas mãos e coroou-se a si mesmo, de frente para o público (e de costas para o Papa). Depois,de frente para o público (e de costas para o Papa). Depois, coroou a imperatriz Josefina. O Papa limitou-se a proclamarcoroou a imperatriz Josefina. O Papa limitou-se a proclamar "Vivat Imperator in aeternum!""Vivat Imperator in aeternum!".. Esta encenação, destinada aEsta encenação, destinada a demonstrar que Napoleão devia seu título a si mesmo e a maisdemonstrar que Napoleão devia seu título a si mesmo e a mais ninguém, havia sido prévia e minuciosamente acertada com Pioninguém, havia sido prévia e minuciosamente acertada com Pio VII, que, portanto, não foi pego de surpresa, como reza a lendaVII, que, portanto, não foi pego de surpresa, como reza a lenda (à véspera da coroação, Napoleão chamou o tabelião que havia(à véspera da coroação, Napoleão chamou o tabelião que havia desaconselhado Josefina a casar-se com ele e, mostrando-lhe adesaconselhado Josefina a casar-se com ele e, mostrando-lhe a espada de Carlos Magno e o manto da coroação, disse-lhe:espada de Carlos Magno e o manto da coroação, disse-lhe: “Lembra-se do conselho que deu a Josefina? Pois bem, eis minha“Lembra-se do conselho que deu a Josefina? Pois bem, eis minha espada e meu manto”espada e meu manto”).).
  • 5.  A sagração de Napoleão foi meramenteA sagração de Napoleão foi meramente simbólica: seu cargo já era vitalício esimbólica: seu cargo já era vitalício e hereditário antes da proclamação dohereditário antes da proclamação do Império. Napoleão incorpora símbolosImpério. Napoleão incorpora símbolos que remetem à Roma imperial, aos reisque remetem à Roma imperial, aos reis merovíngios e a Carlos Magno: as águiasmerovíngios e a Carlos Magno: as águias e abelhas que se vêem no brasãoe abelhas que se vêem no brasão imperial são ecos deste passado com oimperial são ecos deste passado com o qual se tenta criar um vínculo sólido.qual se tenta criar um vínculo sólido.
  • 6. Política Interna:Política Interna:  Promoveu grandes reformasPromoveu grandes reformas administrativas, nomeando pessoas de suaadministrativas, nomeando pessoas de sua confiança, criando uma pequena corte aoconfiança, criando uma pequena corte ao seu redor;seu redor;  Criou o Banco da França, controlando aCriou o Banco da França, controlando a inflação;inflação;  Desenvolveu a economia, fortalecendo aDesenvolveu a economia, fortalecendo a indústria e o comércio;indústria e o comércio;  Reformulou a educação, alterando oReformulou a educação, alterando o conteúdo de disciplinas ditas “perigosas”,conteúdo de disciplinas ditas “perigosas”, como História e filosofia.como História e filosofia.
  • 7.  Sua obra mais importante foi oSua obra mais importante foi o código civil (Código Napoleônico);código civil (Código Napoleônico);  Neste código continha os princípiosNeste código continha os princípios revolucionários de igualdade peranterevolucionários de igualdade perante a lei e abolição dos privilégiosa lei e abolição dos privilégios feudais.feudais.  OBS. O governo de Napoleão,OBS. O governo de Napoleão, representou a consolidação darepresentou a consolidação da BURGUESIA no poder!!BURGUESIA no poder!!
  • 8. Política Externa:Política Externa:  O objetivo fundamental deO objetivo fundamental de NAPOLEÃO era fazer com que aNAPOLEÃO era fazer com que a França se tornasse uma grandeFrança se tornasse uma grande potência, porém sua maior rival erapotência, porém sua maior rival era a Inglaterra;a Inglaterra;  A Inglaterra era uma grandeA Inglaterra era uma grande potência marítima-comercial e issopotência marítima-comercial e isso atrapalhava os interesses franceses.atrapalhava os interesses franceses.
  • 9. Bloqueio Continental:Bloqueio Continental:  Apesar dos sucessos militares, aApesar dos sucessos militares, a França ainda não havia conseguidoFrança ainda não havia conseguido derrotar a Inglaterra e, visandoderrotar a Inglaterra e, visando enfraquecê-la economicamente,enfraquecê-la economicamente, Napoleão determinou o BLOQUEIONapoleão determinou o BLOQUEIO CONTINENTAL, por meio de umCONTINENTAL, por meio de um Decreto, estabelecendo a proibiçãoDecreto, estabelecendo a proibição de comércio entre os paísesde comércio entre os países europeus e a Inglaterra;europeus e a Inglaterra;
  • 10.  Napoleão pretendia desenvolver aNapoleão pretendia desenvolver a indústria francesa, eliminando aindústria francesa, eliminando a concorrência inglesa e garantindoconcorrência inglesa e garantindo para a França o mercado europeupara a França o mercado europeu
  • 11. A Invasão a Portugal:A Invasão a Portugal:  A Invasão de Napoleão a Portugal,A Invasão de Napoleão a Portugal, provocou a fuga da família real portuguesaprovocou a fuga da família real portuguesa para o Brasil, o qual foi apoiada pelapara o Brasil, o qual foi apoiada pela Inglaterra, que tinha interesse no mercadoInglaterra, que tinha interesse no mercado consumidor brasileiro;consumidor brasileiro;  Como conseqüência dessas invasõesComo conseqüência dessas invasões francesas, o Brasil, que era até entãofrancesas, o Brasil, que era até então colônia, tornou-se sede do impériocolônia, tornou-se sede do império português.português.
  • 12. Decadência do ImpérioDecadência do Império Napoleônico:Napoleônico: