Prof. Jorge Jr. e-mail jorgescreve@yahoo.com.br / twitter@profjj
DESENVOLVIMENTOEXEMPLOS DE PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por exemplificação Não só os jovens de clas...
DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por comparação A informática tem importante papel no ensino hoje emdia. Se compararmo...
DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por causa e consequência A informática tem importante papel no ensino hoje emdia. A i...
DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por contra-argumentação Como já foi comentado, a informática tem importantepapel no ...
Prof. Jorge Jr. e-mail jorgescreve@yahoo.com.br / twitter@profjj
Raciocínio de organização dos argumentos Dedução ‒ Afirmação e embasamento Indução ‒ Embasamento e afirmação ...
CONCEITOS Parágrafo organizado por raciocínio dedutivo O argumento dedutivo é aquele que se desenvolve de p...
CONCEITOS Parágrafo organizado por raciocínio indutivo O argumento indutivo, ao contrário, se desenvolve do ...
EXEMPLO DEDUÇÃO Uma das causas da incômoda sensação de falta de tempoprovém, certamente, da lógica que o capitalismoimp...
EXEMPLO DE INDUÇÃO Há, em relação a essa angustia da falta de tempo nomundo atual, uma sequência de fatos curiosos: ...
of 11

Portal Prof. Jorge - Redação: Desenvolvimento

A argumentação é uma arte e o desenvolvimento pede uma boa argumentação. Neste material, você vai encontrar a teoria da produção argumentativa, além de exemplos de raciocínios argumentativos.
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Portal Prof. Jorge - Redação: Desenvolvimento

  • 1. Prof. Jorge Jr. e-mail jorgescreve@yahoo.com.br / twitter@profjj
  • 2. DESENVOLVIMENTOEXEMPLOS DE PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por exemplificação Não só os jovens de classe baixa têm agido de forma violenta,mas também os de classe média e alta. Exemplos dessa realidade sãoconstantemente divulgados nos jornais: brigas em clubes e danceteriasde zonas ricas das grandes metrópoles; lutadores de diferentesacademias que se espancam, agressão a homossexuais, mendigos porskinheads e simpatizantes do neonazismo, enfim, gestos deintolerância acobertados pela condição social privilegiada. E o pior éque, nesse caso, a sociedade insiste em classificar tais atos como“revolta juvenil” ou “baderna”, em um claro gesto de paternalismo.
  • 3. DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por comparação A informática tem importante papel no ensino hoje emdia. Se compararmos a quantidade de informação acessível aestudantes e professores, nesse momento, com a informaçãodisponível há alguns anos, poderemos ter uma medida dessaimportância: uma home-page com hipertexto supera, em algunsaspectos, as possibilidades de um livro didático comum. Assim,sem sair da cadeira, pode-se, em segundos, mudar de assunto,consultar fontes de outros países ou ouvir a opinião de alguémsobre determinada questão.
  • 4. DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por causa e consequência A informática tem importante papel no ensino hoje emdia. A introdução do computador na sala de aula e a conexãodas escolas na internet exigirão uma preparação adequada dosprofessores para lidarem com as máquinas e para enfrentaremas questões apontadas a partir desse novo contexto. Se nãohouver essa preparação, tais atividades terão pouca validadepedagógica. A utilização da informática e da internet naescola pode correr o risco de se fechar em si mesma, isto é, nouso do computador pelo computador.
  • 5. DESENVOLVIMENTODesenvolvimento por contra-argumentação Como já foi comentado, a informática tem importantepapel no ensino hoje em dia. Mas ainda há relativamentepoucos programas educativos e nem todos unem a qualidadetécnica com a eficiência pedagógica. Afinal, de uma maneirageral, os programadores de home-page e de softwares não têmformação na área de Educação e, quando se preocupam emproduzir algo didático, nem sempre observam o campoeducativo de uma maneira crítica e atualizada.
  • 6. Prof. Jorge Jr. e-mail jorgescreve@yahoo.com.br / twitter@profjj
  • 7. Raciocínio de organização dos argumentos Dedução ‒ Afirmação e embasamento Indução ‒ Embasamento e afirmação Analogia ‒ (Figuração metafórica) Dialética ‒ (Perspectiva dialética de Aristóteles)  Obs.: Cada parágrafo deve expor apenas um argumento central, o qual deve servir para comprovar aquilo que se definiu na introdução.
  • 8. CONCEITOS Parágrafo organizado por raciocínio dedutivo O argumento dedutivo é aquele que se desenvolve de premissas geral para uma conclusão particular. Primeiro Período ‒ apresenta-se o argumento de maneira abrangente, ou seja, faz-se uma afirmação abstrata que significa um dos aspectos que respondem ao encaminhamento proposto na introdução. Segundo Período ‒ comprova-se com exemplos, dados, fatos específicos a afirmação do primeiro Período.
  • 9. CONCEITOS Parágrafo organizado por raciocínio indutivo O argumento indutivo, ao contrário, se desenvolve do particular (do específico, do concreto, do exemplo) para o geral (abstrato, genérico). Sua estrutura é a seguinte: Primeiro Período ‒ apresentam-se exemplos, dado, fatos específicos que podem servir como ilustração de um argumento ligado ao tema em discussão. Segundo Período ‒ afirmação de um conceito geral (abstrato) que dá sentido argumentativo aos fatos expostos no primeiro período.
  • 10. EXEMPLO DEDUÇÃO Uma das causas da incômoda sensação de falta de tempoprovém, certamente, da lógica que o capitalismoimplementou no mercado de trabalho. É muito comum aspessoas dedicarem seu tempo a longas jornadas com inúmerashoras-extras, sobretudo porque o conceito de produtividadeexige essa dedicação: e o pior é que cada vez mais o lar tem sidousado como extensão da empresa, transformando-se num braçodos locais de trabalho. A lógica de que o tempo é dinheirotornou-se uma verdade da qual poucos conseguem fugir.
  • 11. EXEMPLO DE INDUÇÃO Há, em relação a essa angustia da falta de tempo nomundo atual, uma sequência de fatos curiosos: precisamos estarconectados o tempo todo ao mundo através da internet; nossoscompromissos com e-mails, MSN, Orkut são muitas vezesinadiáveis. Inúmeras pessoas passam a maior parte de suasvidas diante da uma tela de um computador. Assim, atecnologia acaba por sugar o pouco tempo que se tem paraaproveitar uma vida mais pausada e contemplativa.