Curso técnico em informática
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
∗ O Catálogo Nacional de Cursos
Técnicos
(CNCT)
é
uma
importante referência para a
o...
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
∗ A adoção da nomenclatura, a
carga horária e o perfil descritivo,
apresentados
no
C...
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
∗ Conforme determina a Resolução nº 03/2008 do CNE, as
instituições que oferecem cur...
Eixos Tecnológicos
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Eixo Tecnológico: Controle e Processos In...
Eixo Tecnológico: Informação e
Comunicação
∗ Compreende as tecnologias relacionadas à
comunicação e ao processamento de da...
Eixo Tecnológico: Informação e
Comunicação
∗ Especificação de componentes ou equipamentos,
suporte técnico, procedimentos ...
Eixo Tecnológico: Informação e
Comunicação
∗ O desenvolvimento de sistemas informatizados,
desde a especificação de requis...
Cursos
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
∗
Técnico em Computação Gráfica
Técnico em Informática
Técnico em Informática para Internet
Técnic...
Técnico em Informática
Técnico em Informática
∗ Carga Horária: 1.000 horas
∗ Estágio obrigatório: 400 horas ???
∗ Conteúdo programático: ???
O que é o Pronatec?
∗ O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal...
Objetivos e Iniciativas
∗ Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação
profissional técnica de nív...
Cursos oferecidos
∗ Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração
mínima de um ano;
∗ Técnico para quem está matr...
Iniciativas
∗ Expansão da Rede Federal
∗ Programa Brasil Profissionalizado
∗ Rede e-TecBrasil
∗ Acordo de Gratuidade
Apren...
Mais informações
∗ Site do Pronatec:
http://pronatec.mec.gov.br/index.php
TIC - Tecnologia da Informação e
Comunicação
∗
∗
∗
∗
Conteúdo programático
Duração do curso
Curso técnico
Currículo
TIC - Tecnologia da Informação e
Comunicação
OBRIGADO!
of 19

Políticas Públicas e Gestão

PPG
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Políticas Públicas e Gestão

  • 1. Curso técnico em informática
  • 2. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos ∗ O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é uma importante referência para a oferta dos cursos técnicos de nível médio nos diferentes sistemas de ensino Federal, Estadual/Distrital e Municipal do país.
  • 3. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos ∗ A adoção da nomenclatura, a carga horária e o perfil descritivo, apresentados no CNCT, possibilitam à instituição de ensino qualificar a oferta de seus cursos e ao estudante uma maior aceitação no mercado de trabalho.
  • 4. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos ∗ Conforme determina a Resolução nº 03/2008 do CNE, as instituições que oferecem cursos experimentais que não estejam presentes neste catálogo devem buscar inserilos, protocolando requerimento no MEC no período de 1 de agosto a 30 de setembro de cada ano. ∗ ∗ É importante ressaltar que os cursos que não forem inseridos no CNCT em até 3 anos, após o início de sua anos oferta como curso experimental, não devem continuar ofertando novas vagas.
  • 5. Eixos Tecnológicos ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Eixo Tecnológico: Infraestrutura Eixo Tecnológico: Militar Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Eixo Tecnológico: Produção Industrial Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Eixo Tecnológico: Segurança Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
  • 6. Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação ∗ Compreende as tecnologias relacionadas à comunicação e ao processamento de dados e informações. ∗ Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.
  • 7. Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação ∗ Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de forma comum, as características deste eixo.
  • 8. Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação ∗ O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades deste eixo.
  • 9. Cursos ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ Técnico em Computação Gráfica Técnico em Informática Técnico em Informática para Internet Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Técnico em Programação de Jogos Digitais Técnico em Redes de Computadores Técnico em Sistemas de Comutação Técnico em Sistemas de Transmissão Técnico em Telecomunicações
  • 10. Técnico em Informática
  • 11. Técnico em Informática ∗ Carga Horária: 1.000 horas ∗ Estágio obrigatório: 400 horas ??? ∗ Conteúdo programático: ???
  • 12. O que é o Pronatec? ∗ O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. tecnológica ∗ No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
  • 13. Objetivos e Iniciativas ∗ Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; ∗ Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação Construir profissional e tecnológica nas redes estaduais; ∗ Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; ∗ Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; ∗ Melhorar a qualidade do ensino médio.
  • 14. Cursos oferecidos ∗ Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano; ∗ Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; ∗ Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, profissional para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.
  • 15. Iniciativas ∗ Expansão da Rede Federal ∗ Programa Brasil Profissionalizado ∗ Rede e-TecBrasil ∗ Acordo de Gratuidade Aprendizagem ∗ FIES Técnico e Empresa ∗ Bolsa-Formação com os Serviços Nacionais de
  • 16. Mais informações ∗ Site do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/index.php
  • 17. TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação ∗ ∗ ∗ ∗ Conteúdo programático Duração do curso Curso técnico Currículo
  • 18. TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação
  • 19. OBRIGADO!