ENG 05026 - Monitoramento da
Poluição do Solo e Subsolo
Caso Clássico de Área Degradada:
O Caso de Port Pirie - Austrália
...
Localização
Histórico
• Fundição do chumbo há mais de 9000 anos;
• Romanos usavam encanamentos de chumbo com
insígnias de imperadores ...
No mundo...
Port Pirie
 1989 – Inicio da mineração de chumbo na área;
 1925 – Primeira constatação de contaminação, e remodelagem da...
A Contaminação:
A principal forma é a nuvem
de pó de chumbo:
- Inalação;
- Depósito na
infraestrutura local;
- Depósito no...
1976
1981
Concentrações na cidade de Port Pirie chegavam, com frequência, a
2000 ppm por metro quadrado, enquanto a zona rural,...
Analisou-se entre 2 e 5 centímetros do solo destes locais. Os
resultados mostraram-se impressionantes:
A média da concentr...
Impacto na Saúde Humana
 Efeitos no sistema nervoso
central, sistema
renal, sistema
gastrointestinal e nos
ossos.
 Defic...
Impacto na Saúde Humana
 O impacto pode ser examinado e monitorado pela
concentração de chumbo no sangue de crianças.
 D...
Impacto na Saúde Humana
Impacto na Saúde Humana
Medidas Tomadas
 Criação de um plano de ação em 1983:
- 95% das crianças até 4 anos com menos
de 10 μg/dL de chumbo no sa...
Bibliografia
MAYNARD, E.; THOMAS, R.; SIMON, D.; PHIPPS, C.;
WARD, C.; CALDER , I. An evaluation of recent blood lead
leve...
Port Pirie - Uma das Maiores Contaminações por Chumbo no Mundo.
of 16

Port Pirie - Uma das Maiores Contaminações por Chumbo no Mundo.

Trabalho apresentado na disciplina de Monitoramento do Solo e Subsolo. Básico e introdutório sobre o tema.
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Port Pirie - Uma das Maiores Contaminações por Chumbo no Mundo.

  • 1. ENG 05026 - Monitoramento da Poluição do Solo e Subsolo Caso Clássico de Área Degradada: O Caso de Port Pirie - Austrália Marcio Nicknig Gabriel Arendt Maurício Andrades Paixão
  • 2. Localização
  • 3. Histórico • Fundição do chumbo há mais de 9000 anos; • Romanos usavam encanamentos de chumbo com insígnias de imperadores em 300 aC. Ainda estão em serviço. • Raramente encontrado no seu estado elementar, mais comum é o sulfeto de chumbo • Amplamente utilizado na construção civil, indústria armamentista e naval • Bioacumulativo e persistente
  • 4. No mundo...
  • 5. Port Pirie  1989 – Inicio da mineração de chumbo na área;  1925 – Primeira constatação de contaminação, e remodelagem das ações, diminuindo drasticamente as emissões;  1975 – Primeiros estudos sobre a dispersão da contaminação;  1976 – Primeiros estudos sobre a sua bioacumulação no local;  1981 – Divulgação de relatórios com extensos dados sobre a acumulação de chumbo e cádmio no solo, em plantas e em algumas espécies de animais de pastoreio;  1983 – Revisão dos limites aceitáveis após descoberta de problemas no sistema nervoso humano devido ao chumbo e cádmio, criação de planos de acompanhamento da população;  1999 - 2011 – Primeiros estudos sobre a concentração de chumbo no sangue da população. Revisão dos planos de acompanhamento;
  • 6. A Contaminação: A principal forma é a nuvem de pó de chumbo: - Inalação; - Depósito na infraestrutura local; - Depósito no solo, os horizontes mais superficiais;
  • 7. 1976
  • 8. 1981 Concentrações na cidade de Port Pirie chegavam, com frequência, a 2000 ppm por metro quadrado, enquanto a zona rural, nas áreas de cultivo de trigo e pastagens, apresentavam média entre 300 e 500 ppm. Notadamente, o s estudos trazem termos como >500, para não mencionar as concentrações mais elevadas. Nos anos 90 e início dos anos 2000, vários estudos indicaram que as concentrações de chumbo no sangue aceitáveis até então estavam inadequadas (30μg/dL).
  • 9. Analisou-se entre 2 e 5 centímetros do solo destes locais. Os resultados mostraram-se impressionantes: A média da concentração de chumbo foi de 3286 μg/m² , o que equivale a mais de 38 vezes o valor de background (branco) do estudo. Estas concentrações estavam limitadas por lei na década de 70, mas atualmente são pelos novos limites, impostos na década de noventa, que são, para esse caso, de 400 μg/m². Os “playgrounds” Contaminados Em 2011 foi realizado um estudo para determinar a concentração de chumbo e cádmio em praças e locais de recreação para crianças. Visando aumentar a adesão local às campanhas informativas sobre a contaminação.
  • 10. Impacto na Saúde Humana  Efeitos no sistema nervoso central, sistema renal, sistema gastrointestinal e nos ossos.  Deficiências neurocomportamentais em crianças: Baixo desenvolvimento do QI, déficit de atenção, hiperatividade, et c.  Concentração máxima de chumbo no sangue é de 10 μg/dL.
  • 11. Impacto na Saúde Humana  O impacto pode ser examinado e monitorado pela concentração de chumbo no sangue de crianças.  Desde 2004 é feito o monitoramento anual da concentração de chumbo no sangue de crianças até 4 anos de idade.
  • 12. Impacto na Saúde Humana
  • 13. Impacto na Saúde Humana
  • 14. Medidas Tomadas  Criação de um plano de ação em 1983: - 95% das crianças até 4 anos com menos de 10 μg/dL de chumbo no sangue em 10 anos; - Descontaminação de casas e do solo; - Não atingiu os objetivos.  Educação dos residentes locais para determinados hábitos visando evitar a contaminação.  Em relação a fonte de contaminação (indústria metalúrgica) não foi feito nada.
  • 15. Bibliografia MAYNARD, E.; THOMAS, R.; SIMON, D.; PHIPPS, C.; WARD, C.; CALDER , I. An evaluation of recent blood lead levels in Port Pirie, South Australia. Science of the Total Environment, Amsterdam, v. 303, n. 1‐2, p. 25‐33, fev. 2003. THE CONVERSATION. Lead poisoning of Port Pirie children: a long history of looking the other way. Disponivel em: http://theconversation.edu.au/lead‐poisoning‐of‐portpirie‐ children‐a‐long‐history‐of‐looking‐the‐other‐way‐8296. DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÂO MINERAL (DNPM). Disponível em: <http://www.dnpm.gov.br/conteudo.asp?IDSecao=68&IDPagi na=1990>.