O PORTAL SOCIAL DO BRASIL é fruto de um novo debate proposto pelo Senador Aécio
Neves e abraçado pelo Instituto Teotônio V...
O Projeto Portal Social do Brasil
As ações, programas e projetos elencados no site objetivam promover mudanças nas
condiçõ...
Partilhe suas ações
Inscreva seus projetos para inclusão no catálogo do PORTAL SOCIAL DO BRASIL.
Se e objetivos estejam al...
of 3

Portal Social do Brasil

O PORTAL SOCIAL DO BRASIL é fruto de um novo debate proposto pelo Senador Aécio Neves e abraçado pelo Instituto Teotônio Vilela: a importância da socialização de informações e da reflexão sobre as práticas e ações sociais desenvolvidas no país.
Published on: Mar 4, 2016
Published in: News & Politics      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Portal Social do Brasil

  • 1. O PORTAL SOCIAL DO BRASIL é fruto de um novo debate proposto pelo Senador Aécio Neves e abraçado pelo Instituto Teotônio Vilela: a importância da socialização de informações e da reflexão sobre as práticas e ações sociais desenvolvidas no país. O objetivo do PORTAL é contribuir para consolidar estratégias eficazes, apresentando metodologias e resultados positivos, e também possibilitar a construção de novos caminhos de combate à pobreza no Brasil. A premissa é que não podemos nos conformar apenas com a gestão diária da pobreza: ela pode e deve ser superada. Para isso, o PORTAL identifica programas e projetos sociais que estão sendo implementados, que tenham, em seu “DNA”, o conceito da Inclusão Social Sustentável e estejam re-significando o fazer social no Brasil. O PORTAL SOCIAL DO BRASIL reconhece a importância dos programas de transferência de renda mas considera que é importante avançar na busca de soluções para a superação definitiva da pobreza. Por isso, apresenta experiências que significam alternativas ao modelo da Gestão Diária da Pobreza, que, afinal, não transforma as condições de vida da população mais pobre. É fundamental destacar o apoio do PORTAL SOCIAL DO BRASIL a todos os programas de transferência de renda do País e confirmar que o Bolsa Família é uma estratégia fundamental para que o Brasil possa construir um processo real de inclusão. Aqui no PORTAL você vai conhecer programas que se articulam e fortalecem o Bolsa Família. Defendemos que a pobreza não se refere apenas à ausência de renda, mas à privação de uma série de direitos e condições de vida. Não podemos celebrar o fim da miséria enquanto parte importante da nossa população vive sem acesso à água, saneamento, saúde. E é por isso que a articulação do Bolsa Família com outros programas de transferência de renda é fundamental. Nosso compromisso é identificar e divulgar para todos os gestores e trabalhadores sociais aquelas experiências que estão dando certo e transformando, de fato, a vida as pessoas. São projetos que criam janelas de oportunidades e que permitem ao cidadão se emancipar da tutela do Estado, transformando-se em protagonista da sua própria história, ao ser capaz de exercitar escolhas e decisões. Esta é nossa missão: mostrar que é possível e urgente mudar a vida das pessoas. A equipe do Portal é formada por assistentes sociais, jornalistas, sociólogos e pedagogos que têm ampla experiência na área social, no acompanhamento e gestão de programas e projetos sociais.
  • 2. O Projeto Portal Social do Brasil As ações, programas e projetos elencados no site objetivam promover mudanças nas condições de vida das famílias brasileiras de mais baixa renda. Os projetos aqui apresentados foram identificados e avaliados por sua capacidade de luta contra a pobreza, apresentando resultados concretos. Além do catálogo de projetos, programas e ações, dividido por áreas, o site oferece um acervo de artigos, pesquisas e estudos sobre Educação, Pobreza, Assistência Social, Juventude e Saúde. Esse acervo é um espaço de acesso a conhecimento e também de divulgação do que tem sido produzido nas áreas citadas. Rede de Trabalhadores e Gestores Sociais O PORTAL SOCIAL DO BRASIL se propõe também a criar, animar e consolidar uma Rede de Trabalhadores e Gestores Sociais que se comuniquem de forma direta. O site é um espaço para que os integrantes dessa rede conversem, debatam e apresentem novas idéias. É um espaço para iniciar movimentos, promover encontros e articulações virtuais e mesmo locais. Estamos abertos a ações inovadoras na área social, disponibilizando um espaço de interação, formação de conhecimento e construção de uma nova identidade para os programas e projetos sociais no Brasil. Consultoria O PORTAL SOCIAL DO BRASIL oferece assessoria e consultoria gratuita a trabalhadores e gestores que queiram implantar algum dos projetos do nosso catálogo. Se você precisar de mais informações, tiver dúvidas sobre a metodologia, quiser discutir questões específicas relativas a seu contexto local, agende uma conversa com nossos consultores que poderá acontecer por e-mail, telefone ou skype. Agende esse encontro através do e-mail consultores@portalsocialdobrasil.org.br Suas dúvidas e questões poderão ser levadas para os coordenadores dos projetos apresentados, promovendo uma troca que é importante para todos. Você pode, também, através do Portal, marcar uma visita para conhecer o projeto in loco.
  • 3. Partilhe suas ações Inscreva seus projetos para inclusão no catálogo do PORTAL SOCIAL DO BRASIL. Se e objetivos estejam alinhados com os conceitos e diretrizes do PORTAL, envie o texto descritivo do projeto, indicando também os resultados alcançados. Nossa equipe fará uma avaliação do material enviado, poderá agendar uma visita para conhecer a experiência e, eventualmente, incluir seu projeto ou programa no catálogo. O PORTAL SOCIAL DO BRASIL é uma grande vitrine de iniciativas inovadoras que interferem verdadeiramente na vida da população e que precisam ser socializadas. Mande sua mensagem para novosprojetos@portalsocialdobrasil.org.br

Related Documents