Missão!
Realizar o sonho dos clientes proporcionando a melhor experiência
de compra, com um modelo de gestão focado na s...
Visão!
Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que
atenda às necessidades do todas as classes sociais ...
Valores!
Humildade, disciplina, equilíbrio emocional, garra, determinação e
eficiência.!
Histórico!
A história de empresa começou em 1946, no Rio de Janeiro, como
Globex Importação e Exportação, proporcionando...
Mascote!
A escolha do mascote aconteceu devido a chegada de um pinguim
ao sul da Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O animal...
Slogans!
A marca sempre foi facilmente identificada através dos seus slogans
e marcas que frisam o atendimento ao client...
Ponto Frio no Brasil!
Atualmente é a 2ª rede varejista do Brasil em seu segmento.
Está presente em 10 estados e Distrito...
Ponto Frio no Brasil!
Além de todos os produtos, o Ponto Frio oferece serviços como
crediário, cartão de crédito da marc...
Ponto Frio no Brasil!
Responsabilidade social corporativa também faz parte da marca
que, desde 1958, se faz presente atr...
Planejamento da marca!
Utilizando-se de variedade, quantidade de produtos e marcas, além
de forte presença baseada em lo...
Planejamento da marca - Identidade!
A identidade baseia-se em linguagem simples e direta, fortalecendo
o relacionamento ...
Planejamento da marca - Posicionamento!
O que? !
Venda varejista de eletro e eletrônicos, tecnologia, móveis e outros
p...
Planejamento da marca - Posicionamento!
Pra que? !
Oferecer os melhores produtos, com tecnologia e de maneira
rápida, s...
Planejamento da marca - Personalidade!
Jovem, eficiente e dinâmica, mas descontraída. O Ponto Frio é
comprometido com se...
Planejamento da marca – Valores e
Essência!
Conexão com os consumidores, estreitando o relacionamento
comprador-vendedo...
Estratégias de marca!
O Ponto Frio baseia-se no mix de marcas e/ou sortimento de
marcas pois disponibiliza uma grande va...
Arquitetura de marca!
Ponto Frio é uma marca corporativa e para que esteja posicionado
desta forma mantem constante esfo...
Perenidade da marca!
• Estratégia de ajuste: Globex Imp. e Exp. à Ponto Frio!
• Estratégia de revitalização: Mudança de...
Perenidade da marca!
• Estratégia de ajuste: Globex Imp. e Exp. à Ponto Frio!
• Estratégia de revitalização: Mudança de...
Expansão!
Foi pensando em expansão que o Ponto Frio lançou seu site em
1996, para consulta sobre os produtos comercializ...
Expansão!
Além de arrematar as lojas da rede Disapel, ainda em 2000,
inaugurou sua primeira Megastore, inovando mais uma...
Expansão!
Em 2006 foi lançado o cartão de crédito Ponto Frio Unicard, que
fornecia melhores condições de pagamentos para...
Expansão!
Atualmente o Ponto Frio possui 7 Centros de Distribuição no país
(RS, PR, SP, RJ, MG, BA e DF), visando atende...
Tecnologia X Branding!
Em 2008 foi criado o PontoFrio.com Comércio Eletrônico, uma
empresa de varejo online, com gestão ...
Tecnologia X Branding!
A estratégia adotada nas redes sociais digitais pelo Ponto Frio não
se resume somente a preços bo...
Conclusão!
O Ponto Frio está entre as marcas mais valorizadas do mercado nacional
devido a sua habilidade de explorar a ...
Ponto frio - Análise de case
Ponto frio - Análise de case
of 28

Ponto frio - Análise de case

Análise de case da empresa Ponto Frio. Este material foi desenvolvido e produzido em grupo para matéria de Branding do Curso de Tecnologia em Produção Multimídia da FAE Curitiba. Por Roger Machado, Lana Wigand e Gabriel Leal.
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Marketing      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Ponto frio - Análise de case

  • 1. Missão! Realizar o sonho dos clientes proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio e na dedicação total aos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.!
  • 2. Visão! Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda às necessidades do todas as classes sociais nos mercados em que atua, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil.!
  • 3. Valores! Humildade, disciplina, equilíbrio emocional, garra, determinação e eficiência.!
  • 4. Histórico! A história de empresa começou em 1946, no Rio de Janeiro, como Globex Importação e Exportação, proporcionando conforto, tecnologia e beleza de produtos produzidos fora do Brasil, algo que na época era quase impossível.! Devido ao sucesso de vendas dos refrigeradores Cold Spot, a Globex ficou conhecida como Ponto Frio, uma tradução simples do nome do seu principal produto.!
  • 5. Mascote! A escolha do mascote aconteceu devido a chegada de um pinguim ao sul da Praça Mauá, no Rio de Janeiro. O animal foi adotado pelo fundador da Marca, Alfredo Monteverde e Maria Consuelo, sua primeira funcionária.! O trocadilho do nome da rede já era muito usado nos slogans e associação da figura do animal acabou servindo para enriquecer ainda mais a marca.!
  • 6. Slogans! A marca sempre foi facilmente identificada através dos seus slogans e marcas que frisam o atendimento ao cliente, além de variedade de produtos, facilidade e simplicidade na hora da compra. ! • Tudo o que você precisa.! • Ponto Frio faz melhor para você e ponto.! • Ponto Frio faz melhor. E ponto.! • Você pode comprar melhor.! • Ponto Frio Bonzão! • Você clica. A gente entrega.!
  • 7. Ponto Frio no Brasil! Atualmente é a 2ª rede varejista do Brasil em seu segmento. Está presente em 10 estados e Distrito Federal, sendo 436 lojas. Entre estas está a maior loja de eletrodomésticos da América Latina, uma Megastore que fica em São Paulo. !
  • 8. Ponto Frio no Brasil! Além de todos os produtos, o Ponto Frio oferece serviços como crediário, cartão de crédito da marca, seguros e até recarga de celulares.! Estes serviços tem como objetivo a fidelização do cliente, através do conforto, facilidades e segurança que acabam proporcionando. !
  • 9. Ponto Frio no Brasil! Responsabilidade social corporativa também faz parte da marca que, desde 1958, se faz presente através da Fundação Ponto Frio Alfredo João Monteverde. ! A fundação é dedicada exclusivamente a projetos de melhoria de qualidade de vida dos seus colaboradores. Desde 1963 é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual e municipal, no Rio de Janeiro.!
  • 10. Planejamento da marca! Utilizando-se de variedade, quantidade de produtos e marcas, além de forte presença baseada em lojas de rua, shoppings e internet.! Comprometimento com a busca na excelência baseia-se no cumprimento de suas responsabilidades, seriedade, bom atendimento e ambiente de trabalho saudável e produtivo.!
  • 11. Planejamento da marca - Identidade! A identidade baseia-se em linguagem simples e direta, fortalecendo o relacionamento com seu consumidor. ! Essa linguagem é utilizada nos canais off-line e online. Rapidez e cordialidade no atendimento, pedidos, dúvidas, sugestões e reclamações, proporciona segurança no seu consumidor em relação a compra. !
  • 12. Planejamento da marca - Posicionamento! O que? ! Venda varejista de eletro e eletrônicos, tecnologia, móveis e outros produtos. Os concorrentes também são varejistas que seguem linhas semelhantes de produtos, sendo que FastShop e Colombo são seus principais concorrentes devido ao seu público.! Pra quem? ! Consumidor com bom poder aquisitivo, que leva em consideração o atendimento e preço, além de estar atualizado com novidades do mercado ou que necessita de produtos com entrega rápida. !
  • 13. Planejamento da marca - Posicionamento! Pra que? ! Oferecer os melhores produtos, com tecnologia e de maneira rápida, simples. Além de oferecer serviços e facilidades aos clientes, sempre com preço justo. ! Por que? ! O Ponto Frio entrega os melhores produtos e pelo melhor preço, sem perder qualidade no relacionamento. ! Slogans: “Você clica. A gente entrega.” e “Ponto Frio, faz melhor e ponto.”!
  • 14. Planejamento da marca - Personalidade! Jovem, eficiente e dinâmica, mas descontraída. O Ponto Frio é comprometido com seu trabalho e procura alcançar seus objetivos com rapidez, eficiência e dinamismo, sem esquecer do melhor preço.!
  • 15. Planejamento da marca – Valores e Essência! Conexão com os consumidores, estreitando o relacionamento comprador-vendedor, independente de ser off-line ou online. Preço, distribuição, design de PDV, propaganda e interatividade.!
  • 16. Estratégias de marca! O Ponto Frio baseia-se no mix de marcas e/ou sortimento de marcas pois disponibiliza uma grande variedade de produtos das mais variadas marcas.!
  • 17. Arquitetura de marca! Ponto Frio é uma marca corporativa e para que esteja posicionado desta forma mantem constante esforço em relação a boa qualidade dos produtos e serviços que vende, bem como sua distribuição, além de comunicação constante com público alvo e boa manutenção dos seus canais de atendimento.!
  • 18. Perenidade da marca! • Estratégia de ajuste: Globex Imp. e Exp. à Ponto Frio! • Estratégia de revitalização: Mudança de slogans ao longo do tempo conforme as necessidades, mas sem perder sua identidade! • Estratégia de reforço: Venda online, SAC 2.0 – Case do Pinguim!
  • 19. Perenidade da marca! • Estratégia de ajuste: Globex Imp. e Exp. à Ponto Frio! • Estratégia de revitalização: Mudança de slogans ao longo do tempo conforme as necessidades, mas sem perder sua identidade! • Estratégia de reforço: Venda online, SAC 2.0 – Case do Pinguim!
  • 20. Expansão! Foi pensando em expansão que o Ponto Frio lançou seu site em 1996, para consulta sobre os produtos comercializados via tele-atendimento. ! O foco no crescimento estava tão agressivo que em 2000 a marca arrematou em um leilão público 81 pontos de venda da extinta rede Disapel, que tinha sede em Curitiba, no Paraná.!
  • 21. Expansão! Além de arrematar as lojas da rede Disapel, ainda em 2000, inaugurou sua primeira Megastore, inovando mais uma vez.! Em 2003 inaugurou sua segunda Megastore, no Barra Shopping, no Rio de Janeiro e resgatou seu antigo slogan “Ponto Frio Bonzão”, que após 8 anos em desuso foi reformulado para o mercado como “Bonzão da prestação”. !
  • 22. Expansão! Em 2006 foi lançado o cartão de crédito Ponto Frio Unicard, que fornecia melhores condições de pagamentos para seus usuários e consequentemente buscava a fidelização dos clientes.!
  • 23. Expansão! Atualmente o Ponto Frio possui 7 Centros de Distribuição no país (RS, PR, SP, RJ, MG, BA e DF), visando atender com agilidade os compromissos de entrega firmados com seus clientes.!
  • 24. Tecnologia X Branding! Em 2008 foi criado o PontoFrio.com Comércio Eletrônico, uma empresa de varejo online, com gestão e operação independentes do Ponto Frio “off-line”.! Atualmente está entre os cinco maiores E-Commerce do Brasil, graças a estrutura independente e a um dos cases de uso de redes sociais digitais de maior sucesso no país, o Pinguim.!
  • 25. Tecnologia X Branding! A estratégia adotada nas redes sociais digitais pelo Ponto Frio não se resume somente a preços bons e produtos de qualidade, mas também em amplo atendimento e satisfação dos seus clientes.! A marca atua fortemente em várias plataformas digitais, sendo consideradas como principais o Twitter e o Facebook. Possui também um blog, o E-Glu, onde dispara conteúdo relacionado as novidades do mercado.!
  • 26. Conclusão! O Ponto Frio está entre as marcas mais valorizadas do mercado nacional devido a sua habilidade de explorar a venda de produtos com qualidade e experiência do consumidor, sempre com preços acessíveis. ! Através disso, podemos concluir que o Ponto Frio construiu sua fórmula do sucesso de maneira simples, porém assertiva: Escutando mais.!

Related Documents