Composição do grupo:
Cauã Maurício
Gabrielle Cristina
Gabrielle Vitória
Ana Raquel
 A poluição do ar, ou poluição atmosférica, é
uma das preocupações ambientais da era em
que vivemos. Pode ser definida co...
 Os efeitos da poluição do ar se caracterizam
tanto pela alteração de condições consideradas
normais como pelo aumento de...
 Dentre as principais fontes de emissão de
poluentes, podemos destacar: as indústrias, a
queima de lixo, as queimadas, a ...
Prejudica os ecossistemas e o patrimônio
histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição,
a chuva ácida mata plantas, ...
A poluição tem gerado diversos problemas nos
grandes centros urbanos. A saúde do ser
humano, por exemplo, é a mais afetada...
 Outra consequência da poluição do ar são as
chuvas ácidas, gerando é um dos grandes
problemas ambientais da atualidade. ...
 É um fenômeno meteorológico caracterizado
pela presença de ar frio nas regiões mais
próximas à superfície, diferentement...
VEJA A COMPARAÇÃO ENTRE UM DIA NORMAL E UM DIA EM QUE
OCORRE A INVERSÃO TÉRMICA NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO:
 É um fenômeno natural que ajuda a manter a
Terra aquecida. Sem o efeito estufa, o nosso
planeta seria muito frio e a vid...
 Ozônio é um gás, formado a partir do rompimento
das moléculas de oxigênio pela ação da radiação
ultravioleta do Sol. Nes...
 O aquecimento global é um fenômeno climático de
grande extensão — um aumento significativo da
temperatura da superfície ...
 Representando um risco para a saúde humana, a
poluição do ar vem desencadeando incômodos e
doenças a curto e longo prazo...
Poluição do ar e suas consequências
Poluição do ar e suas consequências
Poluição do ar e suas consequências
Poluição do ar e suas consequências
of 17

Poluição do ar e suas consequências

trabalho de ciências
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Education      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Poluição do ar e suas consequências

  • 1. Composição do grupo: Cauã Maurício Gabrielle Cristina Gabrielle Vitória Ana Raquel
  • 2.  A poluição do ar, ou poluição atmosférica, é uma das preocupações ambientais da era em que vivemos. Pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. O ar poluído pode causar sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo.
  • 3.  Os efeitos da poluição do ar se caracterizam tanto pela alteração de condições consideradas normais como pelo aumento de problemas já existentes. Os efeitos podem ocorrer a nível local, regional e global.  Estes efeitos podem se manifestar na saúde, no bem estar da população, na fauna e flora, sobre os materiais, sobre as propriedades da atmosfera (Efeito Estufa, Chuva Ácida), etc.
  • 4.  Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar: as indústrias, a queima de lixo, as queimadas, a pecuária, os veículos automotores e aviões.  Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.
  • 5. Prejudica os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta.
  • 6. A poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Problemas de curto prazo (nos dias de alta concentração de poluentes):  - Irritação nas mucosas do nariz e dos olhos;  - Irritação na garganta (com presença de ardor e desconforto);  - Problemas respiratórios com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite;
  • 7.  Outra consequência da poluição do ar são as chuvas ácidas, gerando é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esse fenômeno é muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluição atmosférica decorrente da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis de origem fóssil. Esses ácidos, misturam-se com a chuva e formam a chuva ácida.
  • 8.  É um fenômeno meteorológico caracterizado pela presença de ar frio nas regiões mais próximas à superfície, diferentemente do que ocorrre em dias normais. Como as camadas mais elevadas também são frias, forma-se uma faixa quente intermediária. Por ser mais leve que o ar frio, o quente fica em uma área superior, impedindo a dispersão de poluentes. A ausência de ventos e de chuvas agrava a inversão térmica, pois dificulta ainda mais essa dispersão.
  • 9. VEJA A COMPARAÇÃO ENTRE UM DIA NORMAL E UM DIA EM QUE OCORRE A INVERSÃO TÉRMICA NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO:
  • 10.  É um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Sem o efeito estufa, o nosso planeta seria muito frio e a vida humana provavelmente não existiria.  O principal poluente que causa o efeito estufa é o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2).  Os gases do efeito estufa surgem, principalmente, das atividades humanas, como a produção industrial, a queima de árvores, fumaças de automóveis e outros equipamentos que utilizam a queima de combustíveis fósseis.
  • 11.  Ozônio é um gás, formado a partir do rompimento das moléculas de oxigênio pela ação da radiação ultravioleta do Sol. Nesta situação, os átomos separados combinam-se com outras moléculas de oxigênio, formando assim o ozônio.  A camada de ozônio serve para absorver a radiação ultraviolenta proveniente do Sol, protegendo, desta forma, os seres vivos que habitam o planeta. Sem esta proteção, os raios solares seriam extremamente nocivos aos seres humanos. Em virtude do lançamento de muitos poluentes na atmosfera a camada foi prejudicada e vai perdendo sua capacidade de se regenerar e o buraco na camada de ozônio tende a aumentar tornando incerto o futuro do planeta.
  • 12.  O aquecimento global é um fenômeno climático de grande extensão — um aumento significativo da temperatura da superfície terrestre - que vem atingindo o planeta nos últimos 150 anos.  Causas: alterações ocorridas no planeta, sejam elas de causas naturais ou antropogênicas (causadas pelo homem). aumento da emissão de gases poluentes, efeito estufa, desmatamento e a queimada de florestas e matas.  Consequências: falta de água potável, aumento do nível do mar furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar.
  • 13.  Representando um risco para a saúde humana, a poluição do ar vem desencadeando incômodos e doenças a curto e longo prazo.  As doenças mais comuns são: a asma e a rinite alérgica, doenças causadas por micro- organismos, como as bactérias, e transmitidas pelo ar: tuberculose e meningite. Há também a pneumonia, a difteria e a coqueluche.  As viroses mais comuns transmitidas pelo ar são: a gripe, o resfriado, a caxumba, a poliomielite e o sarampo.