Turismo em Vila VelhaConvento da Penha Vila Velha é o maior e mais antigo municí...
Turismo em Vila VelhaLadeira das Sete Voltas A antiga ladeira que dá acesso ao ...
Turismo em Vila VelhaGruta de Frei Pedro Palácios Trata-se de um vão formado pela ...
Turismo em Vila Velha38º Batalhão de Infantaria Complexo que agrega pontos históricos com ...
Turismo em Vila VelhaIgreja Nossa Senhora do Rosário É a mais antiga do estado, sendo o ...
Turismo em Vila VelhaForte de São Francisco de Xavier Anteriormente denominado Fortaleza de São ...
Turismo em Vila VelhaFarol de Santa Luzia O Farol de Santa Luzia é um belo exemplo da cultura...
Turismo em Vila VelhaMuseu Vale do Rio Doce Antiga Estação Pedro Nolasco, ...
of 8

Pontos Turísticos em vila velha

Published on: Mar 4, 2016
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Pontos Turísticos em vila velha

  • 1. Turismo em Vila VelhaConvento da Penha Vila Velha é o maior e mais antigo município do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundada com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo que nela aportou em 23 de Maio de 1535. Foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.
  • 2. Turismo em Vila VelhaLadeira das Sete Voltas A antiga ladeira que dá acesso ao Convento originou-se do caminho feito por índios, escravos, primeiros moradores e devotos que trabalhavam na construção da primitiva capela, inaugurada em 1570. Desde de então, essa trilha ficou conhecida como "caminho das sete voltas" ou da Penitência, devido ao seu declive acentuado e ao calçamento disforme. As sete voltas representam as "sete alegrias de Nossa Senhora", devoção pregada pela Ordem Franciscana: ● Anunciação pelo Anjo Gabriel; ● Visita de sua prima Isabel; ● Nascimento de Jesus Cristo; ● Recebimento do Espírito Santo por Jesus Cristo; ● Apresentação de Jesus no Templo; ● A ressurreição de Jesus; ● Sua ascensão aos seus como rainha.
  • 3. Turismo em Vila VelhaGruta de Frei Pedro Palácios Trata-se de um vão formado pela natureza embaixo de uma grande pedra situada no sopé da montanha. Possui aproximadamente 1 metro de altura em declive a partir da entrada e 3 metros de extensão com perfeita visibilidade interior. Segundo alguns historiadores, foi residência do Frei Pedro Palácio por mais de 6 anos. Nela dormia o Frei tendo como travesseiro uma pedra e nada mais, pois fazia parte da ordem viver na mais dura pobreza. Do mesmo lado e adiante da gruta, está o nicho onde, segundo historiadores, o frei Pedro colocava o quadro de Nossa Senhora que trouxera de Portugal, e diante do qual orava como povo.
  • 4. Turismo em Vila Velha38º Batalhão de Infantaria Complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município. Ali se encontram o 38. Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município, pode ser visitado diariamente. é formado pela Prainha, Forte Piratininga, Museu Etnográfico, Museu Homero Massena, obelisco a Vasco Fernandes Coutinho e a Praça da Bandeira. A dica é visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do Estado e a quarta igreja mais antiga do país, construída em 1551. Sua fachada, reconstruída no século XVIII, exibe o brasão de Portugal. O Museu Etnográfico, que possui documentos valiosos sobre a colonização do município, pode ser visitado diariamente, das 8 às 18h.
  • 5. Turismo em Vila VelhaIgreja Nossa Senhora do Rosário É a mais antiga do estado, sendo o início de sua construção em 1535, logo após a chegada do donatário, sob a forma de capela. Com a ajuda do jesuíta Afonso Brás e o irmão leigo Simão Gonçalves, recebeu naquela época o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo depois denominada de . A praça da frente tem palmeiras imperiais e obeliscos em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho e a Nossa Senhora dos Prazeres. A Igreja do Rosário é um bem tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a partir de março de 1950.
  • 6. Turismo em Vila VelhaForte de São Francisco de Xavier Anteriormente denominado Fortaleza de São Francisco de Piratininga, ou s implesmente Piratininga e também da Barra, se localiza na base do Morro da Penha, e no sul da barra de Vitória. Vasco Fernandes Coutinho teria construído uma pequena fortificação em 1535. Sua ampliação teve início no ano de 1700 e em 1703 o forte se encontrava bastante adiantado. No entanto, em 1705 sofreu investidas inglesas e holandesas. O Conde Sabugosa mandou reedificar o Forte em 1726, marco do início da colonização, dando-lhe forma circular e aparelhando-o com 15 peças de canhoneiras. Em 1862, foi cedido à Marinha e passou a servir como armazém, e logo após como a 1ª Escola de Aprendizes de Marinheiros, extinta em 1866. Aproveitando-se as amuradas, fizeram-se ampliações nas instalações, reinaugurando-se a Escola em 1909. Todavia, essa fase foi de pouca duração pois, já em 1913, a Escola foi mais uma vez extinta. Em consequência do seu fechamento, a antiga Fortaleza entrou em declínio pelo desuso, abrigando, então, em 1919, o 3º Batalhão de Caçadores, hoje o 38º Batalhão de Infantaria.
  • 7. Turismo em Vila VelhaFarol de Santa Luzia O Farol de Santa Luzia é um belo exemplo da cultura e história de Vila Velha e, também, do Espírito Santo. É até hoje um instrumento de utilidade indispensável para navegantes. Situado na Praia da Costa, a 02 km do Centro, em um terreno rochoso de encosta íngreme, na Ponta de Santa Luzia, o farol foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado por volta de 1871, sendo sua iluminação inicial a querosene. Possui 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. Hoje é iluminado por lâmpadas de 300 watts e quatro focos servindo de orientação à navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão. Durante a semana as visitações serão permitidas através de agendamento prévio pelo telefone 3185-5787. No entanto, aos sábados, domingos e feriados o local está liberado no período das 9 às 16h30, de acordo com os termos acordados no Convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e a Marinha do Brasil. “O município quer aliar o turismo com a riqueza histórica e as belezas naturais”, resumiu Camillo.
  • 8. Turismo em Vila VelhaMuseu Vale do Rio Doce Antiga Estação Pedro Nolasco, localizada às margens da Baía de Vitória, possui um rico acervo, destacando- se a velha Maria-Fumaça do ano de 1925, o vagão de madeira, o trólei, o telégrafo, o sino, fotografias, documentos e outros. O prédio foi construído em 1927, com o nome de Estação São Carlos. Em 1935, passou a se chamar Pedro Nolasco em homenagem ao engenheiro que fez parte da história da construção da linha ferroviária que ligava o Espírito Santo ao interior de Minas Gerais. A ferrovia teve fundamental importância no escoamento da produção de minério de ferro e de outros produtos vindos de Minas Gerais.

Related Documents