POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS
Objetivo:
Estabelecer diretrizes gerais para uso dos recursos de transportes terrestres...
Se porventura com a falta da realização da vistoria ou a realização da mesma de maneira
incompleta, venha ser detectado al...
investigados e quando comprovada à responsabilidade ou imprudência do condutor este
ressarcirá a empresa com as eventuais ...
_______________________________________________
NOME:
RG:
of 4

Política de utilização de veículos

Politica para Utilização de Veiculos
Published on: Mar 4, 2016
Published in: Automotive      
Source: www.slideshare.net


Transcripts - Política de utilização de veículos

  • 1. POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS Objetivo: Estabelecer diretrizes gerais para uso dos recursos de transportes terrestres da empresa. Definições: Condutor: É o empregado previamente autorizado para dirigir o veículo. Manutenção: São as operações que visam dotar o veículo de condições ideais de operação e Segurança: A manutenção operativa consiste nas verificações feitas pelo condutor e/ou operador antes, durante e após o deslocamento do veículo. A manutenção corretiva visa à correção de um defeito apresentado e a preventiva ou periódica é a manutenção executada mediante plano e intervalo pré-estabelecido. Infração de Trânsito: Violação das leis que regem a utilização das vias públicas (rua, avenida, estrada, logradouro, caminho, ou passagem aberta ao trânsito) para fins de circulação, parada e estacionamento. Acidente com Veículos: É toda ocorrência, incluindo acidentes de trânsito, que provoca, direta ou indiretamente, danos à integridade física, patrimônio, empregados ou terceiros. Diretrizes Gerais Os veículos da empresa serão operados de acordo com a legislação vigente e devem ser utilizados exclusivamente por empregados devidamente habilitados, autorizados e munidos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria do veículo a ser utilizado, para realização de atividades a serviço da Empresa, não sendo permitido o transporte de pessoas sem vínculo com a mesma, exceção feita apenas para prestar socorro à vítima de acidente. Operação Da Frota De Serviço Da Empresa Condições Operacionais Recomenda-se que todos os veículos sejam operados com a “luz baixa” ligada, visando maior segurança operacional. Nenhum veículo poderá ser estacionado em locais que comprometam a imagem da Empresa e que não ofereçam segurança, devendo ser mantidos sempre trancados e com sistema de alarme acionado, caso o possuam, a qualquer hora do dia ou da noite, dentro e fora das instalações do cliente onde o mesmo estiver alocado. Uso De Veículos Antes de iniciar o uso do veículo o condutor deverá realizar uma vistoria, preenchendo o LAUDO DE VISTORIA DE VEÍCULO que se encontra no CONTROLE DE USO DOS VEÍCULOS – onde anotará as condições do veículo que será utilizado, caso haja alguma avaria a mesma deve ser levada ao conhecimento do COORDENADOR.
  • 2. Se porventura com a falta da realização da vistoria ou a realização da mesma de maneira incompleta, venha ser detectado algum dano ao veículo, será aberto processo interno de apuração da responsabilidade e caso seja confirmado o dolo do condutor, os valores serão repassados ao mesmo. O preenchimento do CONTROLE DE QUILOMETRAGEM é OBRIGATÓRIO, o mesmo deve ser realizado de maneira completa e precisa, contemplando a data, nome completo do condutor, locais de origem e destino, marcações iniciais e finais do Hodômetro e a quantidade de quilômetros rodados. O abastecimento deverá ser em postos que ofereçam combustível de comprovada qualidade, os condutores deverão informar os dados solicitados e assinar a planilha CONTROLE DE ABASTECIMENTO. Em caso de defeitos durante a operação dos veículos e equipamentos o condutor deve entrar em contato com a administração da empresa para obter apoio. Na impossibilidade de reparo imediato e o defeito constatado seja de difícil solução, o condutor deve providenciar o deslocamento do veículo para um lugar seguro através da Cia. de seguro. Manutenção Preventiva E Corretiva A manutenção nos veículos, durante o período de garantia, deve ser executada conforme plano de manutenção dos fabricantes. Após esse período, a manutenção deve ser feita em concessionárias ou oficinas especializadas, respeitando os prazos previstos pelos fabricantes. Infrações De Trânsito E Acidentes A empresa controlará as infrações de trânsito impostas aos empregados quando operando ou utilizando os recursos de transportes da empresa, bem como os acidentes e incidentes ocorridos, independente de sua propriedade, natureza ou modalidade. Infrações De Trânsito Às infrações de trânsito deve ser dado o mesmo tratamento dispensado aos incidentes e acidentes, incluindo relato e investigação. É responsabilidade do condutor comunicar à Gerência e à BK as infrações de trânsito sofridas e entregando as eventuais notificações recebidas. Todas as infrações cometidas, a respectiva pontuação na Carteira Nacional de Habilitação e o valor da infração serão de responsabilidade dos infratores. Os devidos descontos dos itens anteriores serão feitos nos vencimentos dos funcionários. As imposições de infrações improcedentes, isto é, que haja provas concretas da improcedência da mesma, deverão ser objeto de imposição de recurso junto ao Órgão Público competente, que deve ser conduzida pelo condutor, mas sob orientação da empresa. Acidentes De Trânsito É responsabilidade de cada empregado comunicar à empresa, todos os incidentes e acidentes ocorridos. As despesas com recuperação dos veículos e equipamentos acidentados serão suportadas pelo seguro que a empresa mantém, para cobertura de sinistros da frota. Sendo, porém, que cada acidente e incidente serão analisados e
  • 3. investigados e quando comprovada à responsabilidade ou imprudência do condutor este ressarcirá a empresa com as eventuais despesas com reparos ou franquia. Papéis e Responsabilidades Dos Condutores: Observar os procedimentos de segurança antes, durante e após o deslocamento com veículos; Não entregar a condução do veículo à outra pessoa, mesmo que esta seja credenciada, exceto quando expressamente autorizado; Efetuar uma parada de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos, a cada 03 (três) horas de condução e/ou operação de veículo; Manter em perfeito estado o veículo sob sua responsabilidade, cumprindo e fazendo cumprir o programa de manutenção periódica dos mesmos e apontando as irregularidades que venham a apresentar; Realizar semanalmente a verificação da calibragem dos pneus (incluindo o estepe), preenchendo o controle respectivo (CONTROLE DE CALIBRAGEM PNEUS). Realizar semanalmente a verificação do nível de todos os fluidos do veículo, óleo do motor, água do radiador, fluido de freio e água limpador para brisa, preenchendo o controle respectivo (CONTROLE DE VERIFICAÇÃO DE NÍVEL DOS FLUIDOS). O condutor deverá realizar uma lavagem semanal no veículo, preenchendo o controle respectivo (CONTROLE DE LAVAGENS). A lavagem deverá ser realizada toda a sexta- feira de cada semana, na impossibilidade de realizá-la devido o veículo estar em trânsito, esta deverá ocorrer na primeira hora da segunda-feira subsequente. Toda ocorrência com o veículo deverá ser registrada no campo de OCORRÊNCIAS que se encontra no CONTROLE DE USO DOS VEÍCULOS. Documentos de Referência CONTROLE DE USO DOS VEÍCULOS; CONTROLE DE QUILOMETRAGEM; CONTROLE DE ABASTECIMENTO; CONTROLE DE LAVAGENS; CONTROLE DE CALIBRAGEM DOS PNEUS; CONTROLE VERIFICAÇÃO NIVEL DE FLUIDOS; LAUDO DE VISTORIA DE VEÍCULOS; OCORRÊNCIAS. Alterações e Extinções A Empresa se reserva o direito de alterar ou extinguir quaisquer Políticas ou Procedimentos a qualquer momento e sem a necessidade de comunicação prévia. São Paulo, ____/____/______.
  • 4. _______________________________________________ NOME: RG: